• Carregando...
Comicio do candidato a governador do Paraná pelo PDT, Osmar Dias, conta com a presença do presidente Lula | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Comicio do candidato a governador do Paraná pelo PDT, Osmar Dias, conta com a presença do presidente Lula| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Lula no Paraná

O primeiro comício aconteceu em Curitiba, em julho, e reuniu cerca de 20 mil pessoas na Boca Maldita. Pouco mais de um mês depois, em setembro, o presidente esteve em Foz do Iguaçu, Oeste do estado. Na quinta-feira (23), Lula estará em Maringá, no Noroeste do estado, onde cumpre agenda oficial da Presidência

  • Moradores do bairro Sítio Cercado e cabos eleitorais aguardam a chegada de Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, na noite desta quarta-feira (22), do terceiro comício no Paraná desde o início da campanha eleitoral. o eventou aconteceu na Praça do Semeador, no bairro Sítio Cercado, em Curitiba.

O presidente veio ao estado pedir votos para a candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff, e para o candidato ao governo do estado, Osmar Dias (PDT). Também participaram os candidatos ao Senado da chapa, Gleisi Hoffmann (PT) e Roberto Requião (PMDB) e o governador Orlando Pessuti (PMDB).

Veja os principais trechos dos discursos

21h53 - Encerrado

Terminou por volta das 21h54 o comício no bairro Sítio Cercado. O presidente Lula encerrou seu discurso pedindo voto para todos os candidatos da chapa e desejou boa sorte ao Corinthians, seu time, que joga nesta quarta-feira.

21h47 - Sobre Beto Richa

O presidente Lula afirmou que Beto Richa, durante seu mandato na prefeitura de Curitiba, não teria feito metade das obras que fez se ele não estivesse na Presidência. "Duvido que se fosse o Fernando Henrique Cardoso, ou alguém do partido dele, ele teria feito em Curitiba metade das obras que ele diz ter feito", afirmou.

"A mim não interessava quem estava na administração e sim o respeito ao povo do Paraná", complementou.

21h43 - Promessas

Lula fez críticas a José Serra, que nos últimos programas de televisão tem prometido aumentar o salário mínimo para R$ 600 e dar décimo terceiro para o Bolsa Família.

"Quem passou a vida inteira arrochando o salário mínimo não pode chegar na televisão agora e falar que vai aumentar, que vai dar décimo terceiro para o Bolsa Família se falava que era esmola. Povo não é tolo. Sabe distinguir quem está falando sério e quem está mentindo", afirmou.

21h32 - Lula

O presidente Lula abriu seu discurso mandando um recado para os candidatos a deputado estadual e federal da chapa. Por falta de espaço, os candidatos foram colocados em um espaço reservado no fundo do palco.

Lula mandou os candidatos a deputado sair e distribuir panfletos para as pessoas que estão acompanhando o comício. "Eu não ficaria nesta gaiolinha que colocaram vocês. Eu estaria ali embaixo, beijando e abraçando o povo", afirmou.

21h26 - Dilma

No seu discurso, a candidata petista falou que o governo Lula realizou vários sonhos da população. "Os sonhos que muitos consideravam impossíveis: a casa própria, o computador, o carro, móveis na sala, sonho do diploma no ProUni."

Ela atacou o adversário José Serra (PSDB) afirmando que está fazendo promessas eleitoreiras. "No governo deles não aumentaram o salário mínimo. Agora estão prometendo mundo e fundos, achando que o povo é tolo", disse.

21h18 - Creches

O candidato pedetista afirmou que o Ministério Púublico apontou a falta de 50 mil vagas em creches em Curitiba. Ele disse que se eleita, Dilma prometeu ampliar o número de creches na capital.

21h12 - Osmar Dias

Osmar começou o discurso com a frase: "Companheiros e companheiras". "Foi ele que me ensinou", complementou Osmar, apontando para o presidente Lula.

O pedetista afirmou que o crescimento dele nas pesquisas está incomodando os concorrentes. "Estão atacando muito a Dilma e agora começaram a me atacar no Paraná. Quem achava que estava com a vitória garantida agora está nervoso", disse. "Crescemos em Curitiba, porque Curitiba não gostou de ser abandonada", afirmou.

20h58 - Discursos

O primeiro a discursar foi o governador Orlando Pessuti. Ele falou pouco e declarou apoio a chapa. Na sequência foi a vez de Roberto Requião. O ex-governador pediu votos para todos os membros da chapa e disse que quem precisa do governador e do presidente é a população mais pobre.

A terceira a discursar foi Gleisi Hoffmann. Ela citou os projetos habitacionais que o governo federal destinou aos bairros carentes da capital. Ela afirmou que só com Osmar e Dilma será implantado o ensino integral e as filas das creches vão diminuir.

20h46 - Lula sobe ao palco

Começou por volta das 20h46 o comício no bairro Sítio Cercado. Foram chamados para subir ao palco: José Eduardo Dutra, presidente do PT, Orlando Pessuti (PMDB), governador do Paraná, Gleisi Hoffmann (PT), Roberto Requião (PMDB), candidatos ao Senado, Osmar Dias, Dilma Rousseff e o presidente Lula.

20h34 - A caminho do evento

Pelo Twitter, Osmar disse que está com Lula e Dilma a caminho do comício no Sítio Cercado.

20h12 - Atraso

Previsto para começar as 20 horas, o comício ainda não teve início. O presidente Lula e os candidatos ainda não chegaram ao local do evento. Pelo Twitter, Osmar Dias disse que está reunido com a candidata Dilma.

"Converso agora com a futura presidente Dilma, sobre a parceria que faremos pelo bem do Paraná e do Brasil. Ela tem certeza da nossa vitória", escreveu Osmar no microblog.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]