• Carregando...

O programa da candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff, veiculado na noite desta quinta-feira (28), destacou a biografia da candidata. Durante o programa, um locutor afirmou que dos 35 presidentes que o Brasil já teve, apenas Luiz Inácio Lula da Silva era operário e que "as pessoas querem experimentar um olhar feminino cuidando das nossas pessoas, um jeito mais sensível de governar".

Dilma disse que, se vencer, vai governar em homenagem a todas as mulheres, em especial para sua mãe, Dilma, e sua filha, Paula. A candidata falou que quando assumiu a secretaria de Finanças e de Minas e Energia do governo do estado do Rio Grande do Sul, havia alguns setores em que as pessoas estranhavam a presença de uma mulher no comando. "Tinha certas áreas que era como se estivesse colocado na porta, proibida a entrada de mulheres. Não somos só frágeis e meigas, temos capacidade de decisão, somos assertivas, temos decisão", disse a candidata.

Durante o programa, o locutor falou sober a participação de Dilma em decisões do governo Lula, como a criação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Luz para Todos. A candidata destacou o trabalho feito pelo presidente. "O Lula deu a certeza para eles [população], que era obrigação do estado fazer, que não era esmola nenhuma. Então, acho que isso é uma forma de respeito. Nós demonstramos através de práticas que respeitamos o povo brasileiro", disse.

A pestita ainda afirmou que sua candidatura não é "fruto de ambição pessoal". "Minha candidatura não é fruto de ambição pessoal. Estou aqui para garantir todos os avanços do governo Lula, para garantir que o Brasil. Sei como fazer, vou fazer bem"

O programa de Dilma encerrou com uma declaração do presidente Lula, pedindo que as pessoas não deixem de votar. "No primeiro turno, muita gente deixou de votar, a abstenção foi grande. Isso agora não pode acontecer. Converse com seus familiares, amigos, mostre a todos a importância do voto. A importância do voto que está dando certo, do voto em Dilma", disse.

Serra

O programa do candidato tucano à Presidência, José Serra, começou apresentando um direito de resposta da candidata adversária, autorizado pela Justiça Eleitoral. Logo após, um locutor afirmou que Lula e Dilma foram responsáveis por entregar "a exploração do petróleo brasileiro para 108 empresas".

Serra classificou como seu grande desafio, caso vença e eleição, a criação de programas para a educação. "Sabem de uma coisa. O grande desafio do próximo presidente é educação. Porque é o futuro das nossas crianças é o futuro do Brasil. Por isso eu propus o Pacto Nacional da Educação. Por 10 anos, educação não seria assunto de disputa política, nem eleitoral. Esse é o nosso caminho", disse.

Serra também fez propostas para a Saúde, e disse que durante oito anos não houve melhora na área. "O atendimento de saúde não melhorou neste últimos 8 anos. Não foi prioridade do atual governo. Comigo pode ter certeza, vai melhorar e muito. Nos meus programas, mostrei propostas para melhor. Vamos fazer os mutirões da saúde, a rede Zilda Arns e a rede de recuperação de viciados", disse.

O tucano também afirmou que a violência é outro dos principais problemas que ele pretende combater. "Não há dúvida que a segurança é o um dos piores problemas do país. Essa é uma área que o governo não pode se omitir, deixar só para os governadores. E nesta campanha, eu prometi criar o ministério da Segurança, que vai criar um cadastro de criminosos."

Serra ainda lembrou sua infância, em uma vila operária, em São Paulo. "Eu conheço a vida das famílias mais pobres porque eu sei o que é ficar desempregado, o salário acabar", disse. O programa ainda mostrou dados de uma pesquisa eleitoral de um instituto chamado GPT, em que disse que a diferença entre o tucano e a petista é de 5%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]