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Levantamento do Tribunal de Contas da União (TCU), divulgado pelo site G1, aponta falhas na segurança do armazenamento de dados em 65% dos órgãos públicos federais. O estudo, feito neste ano em 265 órgãos da União, revela que o caso de vazamentos de dados da Receita é apenas um exemplo de um problema que se espalha em diversos setores do governo federal.

"O caso do vazamento da Receita Federal é um exemplo de falta de segurança [na guarda de informações]", disse o secretário de Fiscalização de Tecnologia da Informação do TCU, Claudio Castello Branco, em entrevista ao G1.

Ele ainda disse ao site que, além do possível vazamento criminoso de dados, há risco de perda de informações importantes e de paralisia de ações por falta de treinamento. Segundo Castello Bran­­­­­co, 97% dos funcionários federais não têm nem treinamento para recuperar o sistema eletrônico depois de uma pane. "Toda a ad­­­­ministração pública está ficando eletrônica, e é preciso combater o risco de perda de informações em processos judiciais, por exemplo", disse o secretário do TCU.

A reportagem do G1 informou ainda ter procurado o Ministério do Planejamento para comentar o levantamento. Mas o ministério informou que só vai se manifestar sobre o assunto quando for oficialmente informado do estudo pelo TCU, o que ainda não ocorreu.

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