• Carregando...

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, criticou os governos anteriores e destacou os avanços do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos discursos que fez ontem em Curitiba. Ela participou da Escola de Governo pela manhã e à tarde de um evento sobre agricultura familiar.

Durante sua fala na Escola de Governo, de aproximadamente 20 minutos, a ministra destacou as ações da gestão Lula em diversas áreas, como assistência social, saúde e educação. A ministra ainda ressaltou o volume de recursos repassados pelo governo federal ao Paraná. Os repasses da União para o estado foram motivos de crítica durante a campanha eleitoral estadual.

Márcia Lopes não fez referências diretas ao governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), mas sua fala foi pontuada pela comparação entre governos anteriores e a administração petista. Embora essa comparação seja um dos principais motes de campanha da candidata petista Dilma Rouseff, a ministra negou que seu discurso tivesse fundo eleitoral. "É uma prestação de contas e é isso que eu vim fazer. Prestar conta dos atos do governo federal em relação ao Paraná. É rotina nossa prestar contas dos resultados das políticas públicas. Até porque são políticas de estado. Então, período eleitoral é uma circunstância nesse processo", declarou.

Agricultura familiar

À tarde, no evento sobre agricultura familiar no auditório do Centro de Convenções de Curitiba, Márcia disse que tem prazer de integrar a equipe de Lula, "homem que tem uma sabedoria impressionante". A lembrança do nome de Lula era seguida por aplausos da plateia que lotou o auditório.

A ministra lembrou a criação do programa Fome Zero e disse que a iniciativa foi alvo de críticas. Completou que antes de Lula não havia política pública em um sistema que integrasse produção, abastecimento e acesso e que hoje as iniciativas se perpetuam. "Não queremos fazer como governos anteriores que fazem programa hoje que acabam amanhã", disse.

A ministra também apresentou números sobre os programas federais. No Paraná, o ministério investiu, em 2010, cerca de R$ 30 milhões para a compra de 25,7 mil toneladas de alimentos de 11 mil agricultores familiares. Esses alimentos contribuem para o abastecimento de 2,9 mil entidades, que atendem mais de 2 milhões de pessoas, segundo o órgão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]