O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) enviou nesta terça-feira (28) ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) parecer contrário ao registro da candidatura de Weslian Roriz (PSC) ao governo do Distrito Federal (DF). Ela foi indicada na última sexta-feira (24) para concorrer ao governo local no lugar de seu marido, Joaquim Roriz (PSC), que renunciou a candidatura.

CARREGANDO :)

O advogado de Weslian, Eládio Carneiro, criticou a decisão do Ministério Público, e considerou o parecer como uma "aberração jurídica".

"É uma aberração jurídica [o parecer]. O Brill [procurador] está funcionando mais como cabo eleitoral do PT do que alguém isento para emitir um parecer", disse o advogado.

Publicidade

O documento do MP afirma que, "com base na Lei das Eleições, o prazo para a substituição da candidatura de Joaquim Roriz teria expirado no dia 20 de agosto, impossibilitando a a candidatura de sua esposa". O parecer também defende que a eventual substituição ofende a legitimidade das eleições e o princípio da representatividade, ambos estabelecidos pela Constituição Federal.

O procurador regional eleitoral Renato Brill e o procurador regional substituto José Osterno Campos de Araújo produziram o parecer. Os magistrados do TRE levarão em conta o documento para decidirem a favor ou contra o registro da candidatura de Weslian Roriz. O julgamento no TRE-DF está marcado para o próximo sábado (2), véspera da eleição, às 9h.

Também nesta terça, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer em que opina pelo arquivamento do recurso sobre o registro de candidatura de Joaquim Roriz, que concorria ao governo do Distrito Federal.

Joaquim Roriz renunciou à candidatura ao governo após o impasse do STF ao julgar seu recurso. Depois de dois dias de discussões, o tribunal não conseguiu chegar a uma conclusão porque havia empate entre os ministros. No dia seguinte à suspensão do julgamento por tempo indeterminado, Roriz renunciou e anunciou que a mulher dele, Weslian, concorreria em seu lugar.

Veja também
  • PGR defende arquivamento do recurso depois de renúncia de Roriz
  • PSOL pede que Supremo retome julgamento de Joaquim Roriz
  • Ala do STF cobra definição imediata sobre Ficha Limpa
  • Ministros do STF querem sair do impasse, diz relator sobre ficha limpa
  • Procurador-geral critica renúncia de Joaquim Roriz
  • Lei da Ficha Limpa está em pleno vigor, diz Lewandowski
Publicidade