i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Crescimento

Número de candidatos idosos aumenta em todas as regiões

Candidatos entre 70 e 79 anos são 30% mais que em 2006. Entre os jovens de 21 a 24 anos, houve queda na região Centro-oeste

  • PorG1/Globo.com
  • 25/07/2010 16:52

O número de candidatos a uma vaga no Legislativo (assembleias estaduais e na Câmara dos Deputados) cresceu entre os idosos. Em 2010, a quantidade de concorrentes com idades entre 70 e 79 anos aumentou 30% em comparação com as últimas eleições gerais (2006). O crescimento foi verificado em todas as regiões do país.

O maior aumento proporcional, de 51,5%, foi verificado na região Norte, seguido das regiões Sul (44,1%), Sudeste (39,8%), Centro-oeste (15,6%) e Nordeste (10,2%). Os candidatos nessa faixa etária representam 2,2% do total de pedidos de registros de candidaturas feito à Justiça eleitoral.

Na faixa etária entre 21 e 24 anos houve redução no número de candidatos em uma região – a Centro-Oeste. Em 2006, havia 31% mais candidatos jovens na região, segundo levantamento feito pelo G1 com base em dados estatísticos divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nas demais regiões do país, a participação de jovens candidatos cresceu em relação ao pleito de 2006. O Sul teve destaque, com um aumento de mais 75% na quantidade de políticos com menos de 24 anos. No Sudeste, o número é 45% maior do que o registrado em 2006. O menor percentual de aumento na quantidade de concorrentes jovens (7,14%) foi registrado na região Norte.

Em todo o Brasil, essa faixa etária é a que tem menos representantes no pleito de outubro: 291 candidatos, ou 1,3% do total dos que disputam cargos nesta eleição.

Quase metade dos candidatos nas eleições de 2010 (47,5%) tem idade entre 45 e 59 anos. São 10,3 mil, dos quais 3,9 mil concorrem a cargos públicos pela região Sudeste, que abriga os três principais colégios eleitorais brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Na região Sul, uma faixa etária também considerada jovem, de 25 a 34 anos, mostra maior participação na disputa eleitoral. A presença de candidatos com esse perfil cresceu mais de 70% de 2006 para 2010 nos estados da região. Nestas eleições são 1,7 mil candidatos – o que corresponde a 7,8% do total de pedidos de registro feitos à Justiça Eleitoral.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.