• Carregando...

Dois grupos de aproximadamente 30 observadores internacionais cada um circularam hoje pelas dependências do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Eles passaram pela sala onde trabalham jornalistas que acompanham as informações no TSE.

A Agência Estado conversou com representantes da Itália, do Quênia da Namíbia, da França e da China. Ao passar pela sala de imprensa, os observadores fizeram perguntas aos monitores da diplomacia brasileira a respeito de quantos computadores estão disponíveis para os jornalistas e quais os veículos de comunicação estão representados no local.

A primeira secretária da embaixada da França no Brasil, Cecília Merle, atua pela primeira vez como observadora. "Espero ver a modernidade da votação brasileira, principalmente do voto biométrico", disse. A França, a Estônia e a Holanda também já utilizam urnas eletrônicas, segundo o Tribunal. Os observadores informaram que visitarão alguns locais de votação em Brasília.

Há uma pausa para almoço, mas a peregrinação está prevista para ocorrer até as 17 horas, quando acaba a votação. Eles também serão recebidos pelo presidente do TSE, Ricardo Lewandowiski, e assistirão a uma palestra sobre o sistema eleitoral brasileiro. "Depois da visita, repassarei as informações para o embaixador da França no Brasil", explicou Cecília.

Segundo o TSE, mais de 150 autoridades governamentais e não-governamentais, representando 36 países, estarão no Brasil com essa função. As maiores delegações são as da Argentina e do México. Além de Brasília, os visitantes serão recebidos pelo TSE e pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do Rio Grande do Sul, do Paraná, de Minas Gerais, no Mato Grosso do Sul, de São Paulo e da Bahia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]