• Carregando...

Os 7,6 milhões de eleitores que sairão de casa hoje (3), para votar em uma das 24.558 seções eleitorais instaladas nos 399 municípios do Paraná, vão enfrentar um dia nublado, com chuviscos na região leste e em Campos Gerais, conforme previsão do Serviço de Meteorologia (Simepar). No restante do estado, o sol predomina e a temperatura varia entre 10 e 26 graus Celsius no decorrer do dia.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) convocou aproximadamente 200 mil pessoas, entre mesários, servidores da Justiça Eleitoral, juízes, promotores, policiais e advogados para trabalhar neste pleito. São 5.721 locais de votação.

Os eleitores poderão escolher seus candidatos entre os 1.032 registrados no TRE. Desse total, 641 disputam uma vaga para deputado estadual, 337 para deputado federal, 40 (incluindo os suplentes) disputam duas vagas ao Senado e 14 ( incluindo os vices) disputam o Palácio Iguaçu, sede do governo.

O Paraná, que ocupa a sexta colocação no total de eleitores aptos a votar, permanece com o mesmo número de cadeiras na Câmara dos Deputados, num total de 30. A média para o cargo é de nove candidatos por vaga. Para a Assembléia Legislativa, a média de candidatos por vaga é de 10,7. São 54 vagas no total.

Curitiba é o maior colégio eleitoral do estado. Votam na capital 1,309 milhão de eleitores. São 3.605 seções eleitorais em 401 locais de votação. Pediram para votar em trânsito, tanto no primeiro quanto em um eventual segundo turno, 3.982 eleitores.

Aliança do Ivaí é o menor colégio eleitoral do Paraná, com 1.364 eleitores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]