• Carregando...

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, esteve neste sábado (28) na cidade de Nísia Floresta, no Rio Grande do Norte, onde acompanhou a realização das eleições simuladas. Os demais tribunais regionais do país já haviam testado o sistema no último dia 21 de agosto.

Um dos objetivos das simulações é testar o sistema de biometria, que vai ser utilizado em 60 municípios nas eleições deste ano. Outros testes estão previstos para serem feitos pelos tribunais até a eleição, no dia 3 de outubro.

A cidade de Nísia Floresta, com cerca de 24 mil habitantes, é um dos municípios que vai utilizar o novo sistema de voto com leitor biométrico. A novidade permite o voto por meio de impressões digitais. Um dos principais objetivos impedir um eleitor vote pelo outro. Segundo o presidente do TSE, até 2017, quando o Brasil terá cerca de 150 milhões de eleitores, todos os votantes serão identificados pelo sistema biométrico.

A eleição simulada contou com candidatos fictícios, além desenhos e fotos de animais no local da imagem dos candidatos. Os números e nomes utilizados na simulação também foram fictícios.

"Foi perfeito, não houve falha nenhuma e estamos prontos para enfrentar, com êxito, as eleições de 3 de outubro", disse o ministro.

Propaganda

Enquanto acompanhou as simulações no Rio Grande do Norte, o presidente do TSE ainda falou sobre a propaganda eleitoral. Na análise de Lewandowski, a troca de farpas "é normal e faz parte do jogo político".

Sobre a Lei da Ficha Limpa, o presidente reafirmou que a lei "é um avanço em termos de moralização dos costumes políticos". O ministro ressaltou também que o TSE vai fazer um esforço concentrado para julgar todos ou pelo menos a grande maioria dos recursos que tratam de registro de candidatura antes das eleições.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]