O candidato a presidente da República pelo PSDB, José Serra, classificou nesta segunda-feira (18) como "totalmente irrelevante" o fato de a gráfica responsável pela impressão de panfletos de cunho religioso contra a presidenciável Dilma Rousseff (PT) "ser ou não ser" de parente de integrante da campanha tucana.

CARREGANDO :)

Neste domingo (17), a Polícia Federal apreendeu em uma gráfica em São Paulo, a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), folhetos com o texto intitulado "Apelo a todos os brasileiros e brasileiras", assinado pela Comissão em Defesa da Vida do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O folheto relaciona a candidata do PT à defesa da legalização do aborto. Segundo a gráfica, os folhetos foram encomendados pela Diocese de Guarulhos (SP).

Publicidade

Serra comentava o fato de uma das donas da gráfica ser Arlety Satiko Kobayashi, irmã de Sérgio Kobayashi, coordenador de infraestrutura da campanha de José Serra.

"O fato de a gráfica ser ou não ser de parente de alguém que está trabalhando na campanha é totalmente irrelevante. A despesa é por conta da diocese. A diocese tem pleno direito de manifestar-se sobre questões que considera relevante, do ponto de vista da religião no Brasil, da sociedade, e isso não tem nada a ver com a campanha", declarou Serra nesta segunda (18).

Em entrevista após visita à sede da Associação Médica Brasileira em São Paulo, o candidato negou a possibilidade de a campanha do PSDB ter financiado a produção dos panfletos. "Não é dinheiro de campanha, não tem a ver com a campanha, eu sequer conheço o folheto. Não tem nada demais. É procurar pelo em casca de ovo", disse.

PT quer fazer "nivelação", diz tucano

Nesta segunda, o secretário-geral do PT, deputado José Eduardo Cardozo, um dos coordenadores da campanha de Dilma, disse que há "indícios veementes" de de participação do PSDB na produção dos panfletos.

Publicidade

Serra acusou o PT de produzir "factóides" para causar repercussão na mídia. "Acontece o seguinte: o PT tem muita coisa errada. Muitos esquemas no nível do governo de irregularidades, desvio de recursos, etc. Então o que eles querem sempre fazer é nivelação: ah, nós fazemos, mas os outros também fazem. Mas nós não fazemos", afirmou Serra, que ainda classificou a contratação da gráfica como "perfeitamente lícita".

Veja também
  • Dilma diz ser "lamentável" suposta ligação do PSDB com panfletos
  • Proprietária de gráfica que imprimiu folheto anti-Dilma é filiada ao PSDB, diz PT
  • Temer diz ser "lamentável" impressão de panfletos contra Dilma
  • CNBB reconhece erro ao posicionar-se contra Dilma
  • Bispo de Regional da CNBB defende divulgação de panfleto contra Dilma
  • Dilma atribui folhetos a "central de boatos" e diz que são "crime eleitoral"
  • Regional da CNBB diz em nota que não imprime nem distribui folhetos
  • Dilma culpa "central de boatos" por panfleto contra sua campanha
  • PT tenta barrar panfletos contra Dilma encomendados por bispo