Brasília - A corregedoria da Receita Federal concluiu que os dados cadastrais do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge Caldas Pereira, foram acessados sem motivação na Superinten­­­dência de Formiga (MG), pelo analista tributário Gilberto de Souza Amarante. Segundo a investigação, Amarante, que é filiado ao PT, usou os sistemas da Receita para vasculhar a vida fiscal do tucano sem motivação profissional.

CARREGANDO :)

De acordo com a corregedoria, Amarante teria acessado os dados de outro contribuinte chamado Eduardo Jorge, por apenas alguns segundos. Em seguida teria acessado os dados do tucano. A consulta ocorreu no banco de dados chamado "levantamento cadastral am­­plo", em que constam dados das empresas nas quais o contribuinte tem participação.

Cinco declarações de renda integrais de Eduardo Jorge circularam nas mãos de pessoas ligadas à pré-campanha da presidenciável Dilma Rousseff (PT). Outras pessoas próximas ao candidato tucano José Serra, incluindo sua filha, Verônica, tiveram seus sigilos fiscais violados na agência do fisco em Mauá (SP).

Publicidade

A revelação da Receita derruba a tese de que os dados cadastrais e as declarações de imposto de pessoas ligadas ao PSDB tenham feito parte apenas de um esquema para a venda de informações sigilosas na Receita Federal em Santo André e em Mauá. A Corregedoria determinou a abertura de processo disciplinar.

Amarante disse ontem que os dados foram acessados em abril de 2009, mas garantiu não se lembrar o motivo e levantou hipótese de estar procurando informações sobre uma pessoa com o mesmo nome do tucano. "Estão confundindo dados cadastrais com dados fiscais. Não houve violação, houve acesso", afirmou. Ele disse ainda que não tem nenhum "envolvimento com o PT".

Para tentar miminizar os efeitos do caso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou ontem medida provisória que prevê a demissão, por justa causa, de servidores da Receita Federal envolvidos em quebra de sigilo fiscal de contribuintes. Entre os casos que serão punidos com demissão estão o empréstimo ou a negligência no uso de senha dos computadores do órgão e também a impressão de informação de contribuintes sem autorização.

Filhos de Erenice mantêm silêncio em depoimento na Polícia Federal

Os filhos da ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra, Israel e Saulo Guerra, ficaram calados durante depoimento prestado ontem na Superintendência da Polícia Federal de Brasília, onde foram ouvidos sobre o suposto esquema de tráfico de influência no governo federal. Saulo é um dos proprietários da Capital Consultoria e Assessoria, que teria sido usada por Israel para supostamente intermediar contratos de empresas com o governo. Erenice, que sempre negou participação nas supostas irregularidades, foi demitida depois que a denúncia foi publicada pela revista Veja.

Publicidade

Na segunda-feira, o ex-diretor dos Correios Marco Antônio de Oliveira também prestou depoimento na PF de Brasília. Após cerca de quatro horas, ele foi embora sem falar com a imprensa. Oliveira acusou Israel e o ex-assessor da Casa Civil Vinícius Castro de ajudar a empresa MTA para obter uma licença na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A partir do documento, a MTA renovou um contrato de aproximadamente R$ 60 milhões com os Correios. Em depoimento à PF há duas semanas, o lobista Fábio Baracat, que representava a MTA na época em que a negociação teria ocorrido, disse que pagou mais de R$ 200 mil pelo serviço de Israel.

"Entendemos que os fatos ainda não estão devidamente delineados. Entendemos que existe um forte componente político nisso tudo, mas meus clientes são inocentes. E temos certeza que será provado no final do processo", disse ontem o advogado Marcelo Leal, que defende Israel e Saulo. Com a decisão dos dois irmãos de não colaborar com as investigações, crescem as chances de Erenice ser chamada para depor, o que deverá ser decidido nessa semana.