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» Ampliação da capacidade das canaletas das vias expressas, que permitam a ultrapassagem e o itinerário de ponto a ponto.

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» Ampliação da frota oferecendo mais conforto aos usuários.

» Estimular e fomentar a utilização do sistema de transporte público na cidade de Curitiba através da melhoria operacional, redução do tempo de deslocamento.

» Promover a instituição de transporte complementar como o existente em Porto Alegre.

» Informatizar todo o sistema de transporte da capital integrado com os sistemas da região metropolitana.

» Melhorar as condições de conforto nos terminais, pontos de parada e veículos.

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» Criar bolsões de estacionamento nas proximidades dos grandes terminais de ônibus.

» Incentivar o uso de bicicletas, com a criação de bicicletários públicos próximos aos terminais e na região central da cidade.

» Implantar sinalização semafórica inteligente dando preferência ao transporte público em detrimento ao transporte individual.

» Integração total do sistema.

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» Cancelamento de todo o projeto em andamento pela Prefeitura.

» Rediscussão pública e democrática com ampla participação dos trabalhadores, sindicatos e movimentos populares – a respeito de qualquer a melhor forma técnica de implantação da obra.

» Concepção de um metrô estatal, exclusivamente financiado por recursos públicos e cuja gestão não seja de forma alguma repassada para o setor privado.

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» Contratação dos futuros trabalhadores do metrô de Curitiba por concurso público, com a implantação de um plano de carreira, cargos e salários.

» Gestão exclusivamente estatal para que no preço da tarifa não entre a parcela de lucro se o sistema for privatizado.

» Tarifa módica de no máximo R$ 1,00.

» Um sistema de metrô que integre a região metropolitana de Curitiba.

» Os ônibus e o futuro metrô devem ser os principais meios de transporte em Curitiba, melhorando o trânsito, barateando o custo da passagem e diminuindo drasticamente o número de mortes no trânsito.

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» Abrir as contas, contendo as planilhas de custos e lucros tanto da URBS, como de todas as empresas concessionárias.

» Redução imediata da tarifa para que a população de baixa renda possa utilizar o transporte coletivo, diminuindo os custos da operação.

» Estatização do sistema de transporte coletivo, para investimentos públicos em mais ônibus e contratação de trabalhadores.

» Criar e ampliar corredores exclusivos para ônibus, com a aquisição de mais ônibus estilo "Ligeirão".

» Controlar a construção do metrô de Curitiba como uma obra pública que deve servir à população e não aos grandes grupos econômicos.

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» Por um metrô estatal, controlado pela população, com passagem barata para os usuários.

» Incentivar o uso de transporte alternativo não poluente, como bicicletas.

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» Transparência nas planilhas de custos da URBS.

» Ciclofaixas ao lado das canaletas de ônibus.

» Um traçado diferente do proposto para o metrô, precedido de estudos e consulta das necessidades da população.

» Ampliação das vias exclusivas para ônibus.

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» Aerotrem. Uma obra bem mais barata que o metrô. O aerotrem é silencioso, tocado a energia limpa, rápido, seguro e vai ligar os bairros e os municípios metropolitanos ao centro da cidade. As estações serão alimentadas por ônibus pequenos e confortáveis. Os biarticulados vão rodar em áreas com mais espaço.

» Os empresários que hoje atuam no setor do transporte coletivo de Curitiba e Região Metropolitana serão parceiros da prefeitura e administrarão também o aerotrem com um cronograma justo de investimentos e ampliação para um transporte harmonioso, eficiente e de baixo custo na operação do aerotrem com a alimentação nas estações feita com ônibus pequenos e de primeira qualidade.

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» Criação de mais canaletas e ou faixas exclusivas para ônibus, novas linhas e maior frequência de ônibus.

» Completar e integrar a Linha Verde com novas trincheiras, viadutos e passarelas e principalmente com o transporte coletivo com o objetivo de facilitar o trafego entre as regiões sul e norte de Curitiba e região metropolitana.

» Requalificar e fortalecer os eixos de transporte Público Oeste - Leste (Capão Raso- Hauer - Capão da Imbuia) e Leste - Oeste (Cabral Campina do Siqueira Capão Raso) com o objetivo de desconcentrar o trânsito no centro tradicional e centro expandido.

» Requalificar e humanizar a Avenida das Torres e seu entorno no tocante ao transporte, trânsito, uso do solo e meio-ambiente, enterrando a rede elétrica existente, criando um parque linear e avaliando a possibilidade de uma linha de Monotrilho (Rodoferroviária/Aeroporto/Rodoferroviária) que possa servir tanto aos moradores de seu entorno e da cidade de São José dos Pinhais quanto aos usuários do Aeroporto Afonso Pena.

» Fazer um novo planejamento para a RIT – Rede Integrada de Transporte que tenha impacto direto na melhoria do trânsito.Criar a Rede Municipal da Acessibilidade (trânsito e transporte) composta por pedestres, ciclistas, motociclistas, transporte coletivo, transportadores de bens, veículos particulares e de serviço.

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» Promover uma maior integração entre os modais de transporte e a região metropolitana.

» Desenvolver um novo Plano Diretor para Curitiba, no qual trânsito e transporte dos diferentes modais façam parte. Uma nova proposta integrada para o sistema de mobilidade na sua totalidade, definindo a sua hierarquização e fluxos, em função de novos dados de pesquisa de origem e destino e análise de contagem de tráfego com o intuito de reduzir os congestionamentos na cidade.

» Atualização tecnológica – reunir o comando de todos os equipamentos de controle de tráfego em uma só central (sala de comando de tráfego) com informações quantitativas vindas de detectores existentes no sistema viário e no transporte coletivo, telefones celulares e informações quantitativas vindas de câmeras de televisão e outros equipamentos.

» Completar e integrar a Linha Verde com novas trincheiras, viadutos e passarelas e principalmente com o transporte coletivo com o objetivo de facilitar o trafego entre as regiões sul e norte de Curitiba e região metropolitana.

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» Implantar o Ligeirão Leste-Oeste.

» Requalificar a Linha Interbairros I com a substituição dos ônibus a diesel por 10 novos ônibus híbridos.

» Interbairros III: Ampliar as alternativas de deslocamentos e integrações em um anel mais externo da cidade. Para isso, estabelecer a ligação entre os terminais Capão Raso e Santa Felicidade, passando pelos terminais Campina do Siqueira e Fazendinha, caracterizando-se como extensão da linha Interbairros III, além do Terminal Capão Raso.

» Acessibilidade Universal ao Transporte Coletivo. Equipar todos os ônibus do sistema de transporte coletivo e estações-tubo com a instalação de elevadores e/ou a construção de rampas de acesso nos pontos de parada.

» Ampliar a capacidade da Linha Ligeirinho Inter II.

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» Faixas Exclusivas para Ônibus fora dos Eixos Estruturais, na forma de faixas exclusivas no itinerário da linha.

» Construção do novo Terminal Central – Praça Eufrásio Correia Construção do Terminal Tatuquara.

» Em regiões que não comportam um terminal, se busca gradativamente proporcionar aos 8% dos usuários não integrados a alternativa de acesso ao sistema pela integração temporal matricial (processo já em implantação). Além da linha Interbairros I, os pontos de parada definidos são: a) Pilarzinho - Ponto de parada na Avenida Desembargador Hugo Simas X Rua Victor Benatto: Linhas Convencionais e Interbairros IIb) Jardim das Américas - Ponto de parada Rua Francisco Heráclito dos Santos X Rua UFPR: Linhas Convencionais, Interbairros II e Inter 2c) Santa Felicidade - Ponto de parada na Rua Justo Manfron X Avenida Dr. Eugênio Bertolli: Linhas Convencional Raposo Tavares e Alimentador Jardim Ipê Intervenções Viárias Prioritárias para o Transporte Coletivo – diversas ruas que receberão melhorias. Leia quais são no site do candidato.

» Realizar pesquisa origem-destino para Curitiba e Região Metropolitana, que identifique o perfil de mobilidade da região atendida pela Rede Integrada de Transporte.

» Instalação de Circuito Fechado de TV nos ônibus do transporte coletivo.

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» Instalação de Mídia Embarcada nos ônibus e terminais por meio de infraestrutura de vídeo capaz de difundir conteúdo de interesse público dos usuários do sistema, bem como inserções publicitárias de cunho privado e público.

» Tornar o deslocamento dos usuários mais agradável e auferir receita financeira para o Sistema do Transporte coletivo pela exploração publicitária.

» Metrô Aéreo é melhor que enterrado. Um MetroPolitano de 60 km de extensão, cinco vezes maior que um único túnel de 12 km entre o Pinheirinho e o centro.

» Frota pública, projeto público, operação privada, gestão pública.

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» Modelo multimodal que priorize o pedestre, com integração de automóveis, ônibus, metrô, linha férrea, monotrilhos, etc.

» Garantia de acessibilidade aos ônibus que param fora das estações tubo.Modernização do sistema de gestão do transporte público.

» Em respeito ao pedestre, padronização e melhoria das calçadas.

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» Ampliação da malha de ciclovias, integrando-as ao sistema de transporte coletivo e instalando, em todos os terminais, bicicletários para conserto e manutenção das bicicletas.

» Reestruturação das linhas alimentadoras mediante uso de novas tecnologias.

» Viabilização do uso das linhas férreas que cortam a cidade para o transporte coletivo.

» Estudo de viabilidade para uso de monotrilhos em áreas específicas.

» Correção dos erros da Linha Verde, elaborando novos estudos e construindo trincheiras e viadutos para promover a integração dos dois lados da cidade.

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» Articular a conclusão do Contorno Norte com o Governo do Estado e demais cidades da RMC envolvidas.