• Carregando...
 |
| Foto:

Paraná

Pesquisas apontam chance de vitória de Richa no 1.º turno

As pesquisas para o governo do Paraná feitas na véspera da eleição indicam que Beto Richa (PSDB) pode vencer já no 1º turno. No Ibope, Richa tem 52% dos votos válidos (descontados os nulos e brancos), contra 34% de Roberto Requião (PMDB) e 12% de Gleisi Hoffmann (PT). Os demais concorrentes somaram 2%. Como a margem de erro é de três pontos porcentuais, o Ibope não pode assegurar a vitória de Richa já neste domingo. Já o Datafolha indica que o tucano deve se reeleger. Richa lidera com 53% dos votos válidos. Requião registra 32%, enquanto Gleisi está com 13%. Os nanicos também somaram 2%. Como a margem de erro do Datafolha é de dois pontos, a tendência é de que Richa se reeleja hoje. Na disputa para o Senado, os dois levantamentos indicam vitória esmagadora do tucano Alvaro Dias. No Ibope, ele aparece com 82% dos votos válidos. No Datafolha, tem 81%. Os números apontam que Alvaro pode ser, proporcionalmente, o candidato mais votado do país nas disputas majoritárias.

A um dia da eleição, pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas ontem mostram o presidenciável Aécio Neves (PSDB) à frente de Marina Silva (PSB) pela primeira vez desde o início dos levantamentos. Apesar de os dois aparecerem tecnicamente empatados em ambas as pesquisas, dentro da margem de erro, o tucano chega ao pleito em trajetória de ascensão – o oposto do que ocorre com a ex-senadora. Dilma Rousseff (PT) segue na liderança.

INFOGRÁFICO: Confira os resultados das pesquisas para a Presidência e para o governo paranaense

Considerando apenas os votos válidos no Ibope, ou seja, excluindo intenções de voto em branco ou nulo e eleitores indecisos (que é a forma como a votação é contabilizada), Dilma tem 46%. Aécio ficou com 27% e Marina tem 24%. Já no Datafolha, Dilma alcança 44% das intenções de votos válidos. Aécio está com 26%, enquanto Marina tem 24%. O candidato a presidente é eleito no 1.º turno se tiver 50% mais um dos votos válidos. Como a margem de erro das duas pesquisas é de dois pontos porcentuais, a tendência é que haja 2.º turno.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]