• Carregando...
Coronel Nerino Mariano de Brito, da PM: contingente 20% maior em relação a 2012 | Hugo Harada/ Gazeta do Povo
Coronel Nerino Mariano de Brito, da PM: contingente 20% maior em relação a 2012| Foto: Hugo Harada/ Gazeta do Povo

O dia das eleições no Pa­­raná terá lei seca e 9 mil po­­liciais nas ruas, o triplo do contingente para um domingo normal. A operação começa amanhã às 7 horas com a distribuição das urnas nos locais de votação. Os policiais também passarão a noite próximos aos maiores colégios eleitorais, para evitar qualquer intervenção nos locais. No domingo, o consumo público, a compra e a venda de bebidas alcoólicas estará proibido entre as 6 e às 18 horas em todo o estado – quem for flagrado infringindo a lei seca poderá ser punido com até dois meses de detenção, além de multa. O esquema de segurança foi divulgado ontem.

Veja o que pode e o que está proibido na hora da votação

Guia do Eleitor: confira a ordem de votação na urna eletrônica

Guia do Eleitor: encontre seu local de votação e veja os documentos aceitos na hora de votar

Em Curitiba, o efetivo para trabalhar nas eleições será de cerca de 1,2 mil policiais. Na Região Metropolitana e Litoral, 2 mil policiais foram escalados. As principais cidades do interior também terão o policiamento reforçado. A região de Londrina terá cerca de 1,9 mil policiais. Maringá e Cascavel terão um efetivo de quase 1,4 mil PMs cada uma. Em Ponta Grossa, o policiamento será de 450 policiais.

Todos os locais de votação terão presença policial e todo juiz eleitoral também será acompanhado de um oficial da PM. Durante o domingo, a Polícia Militar atuará em uma central dentro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR).

Os policiais atuarão para coibir a prática de crimes eleitorais, como a compra de voto, boca de urna e transporte ilegal de eleitores. De acordo com a legislação eleitoral, até 48 horas após o término do pleito, os eleitores só poderão ser presos em flagrante. Os infratores serão encaminhados a uma unidade da Polícia Federal. Já nas pequenas cidades, a concentração será nas delegacias da Polícia Civil.

De acordo com o Coronel Nerino Mariano de Brito, da PM, o número de policiais será 20% maior do que o disponibilizado no último pleito, nas eleições municipais de 2012. "É um aumento considerável de efetivo para que o pleito transcorra com tranquilidade", afirmou o Coronel.

Em Ponta Grossa, a operação terá o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Civil. A Polícia Federal, que já vem atuando na investigação de crimes eleitorais, também terá um esquema especial de trabalho neste final de semana. Conforme o delegado Paulo Maurício de Melo, haverá reforço policial de Curitiba para atuar na cidade e nos 21 municípios de abrangência da Justiça Federal. Até agora, o delegado tem atendido casos de panfletos apócrifos, propaganda irregular e calúnia. Segundo Melo, as eleições gerais tendem a ser mais tranquilas que as municipais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]