• Carregando...
Gleisi fez campanha em Francisco Beltrão | Niomar Pereira/Gazeta do Povo
Gleisi fez campanha em Francisco Beltrão| Foto: Niomar Pereira/Gazeta do Povo

A senadora Gleisi Hoffmann, candidata ao governo do estado pelo PT, cumpriu agenda em Francisco Beltrão nesta quarta-feira (27). Ela participou de um encontro da agricultura familiar no CTG Recordando os Pagos e à noite, durante o evento Tá na Mesa da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb), recebeu um exemplar da Carta do Sudoeste 2014, documento que reúne as principais reivindicações da região. Em setembro, Beto Richa (PSDB) e Roberto Requião (PMDB) também participarão do evento.

O documento contém nove itens principais: infraestrutura de transporte, agropecuária e meio ambiente, saneamento rural e urbano, educação, segurança pública, saúde, fortalecimento da administração pública municipal, programa de industrialização e agroindustrialização, e comunicação.

O prefeito anfitrião, Antônio Cantelmo Neto (PMDB), falou que a Carta do Sudoeste pretende informar de maneira oficial quais as principais demandas da região. De acordo com ele, a região tem apenas 600 mil habitantes (6% do estado), mas conta com uma sociedade muito organizada e que sempre elege um bom número de representantes políticos nas esferas estadual e federal.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb), Marcos Guerra, destacou a presença de prefeitos, empresários, dirigentes de entidades "que investem e estão preocupados com os destinos da região e do estado". Segundo ele, é assim que o Sudoeste tem conseguido grandes conquistas.

Gleisi chegou com meia hora de atraso e atendeu rapidamente a imprensa. Na visão dela, o Sudoeste precisa de infraestrutura e logística para crescer. "Nós temos hoje uma região produtiva, que tem uma renda considerável, mas com seu desenvolvimento limitado por não termos infraestrutura e logística", afirmou. De acordo com ela, uma alternativa pode ser a ferrovia Norte-Sul, que passará pelo Sudoeste do Paraná em um traçado que prevê, inclusive, passagem por Francisco Beltrão.

"Isso com certeza dará uma dinâmica diferenciada, porque ligará a região com Chapecó (SC) e o Porto de Rio Grande (RS), fazendo interseção com a ferrovia que vem de Maracaju-Guaíra-Paranaguá. Teremos condições de estendermos ramais para outras cidades do Sudoeste e fazer o escoamento da produção", frisou.

Contatos

Durante o dia, a petista fez campanha nas ruas da cidade, ao lado de candidatos a deputado. Ela também ouviu reivindicações de entidades da agricultura familiar e do MST (Movimento Sem Terra).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]