• Carregando...

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou mais empenho do governador Omar Aziz (PSD) na campanha de Vanessa Grazziotin (PC do B) na eleição de Manaus, que é uma das prioridades do PT.

A campanha do segundo turno na cidade opõe a senadora Grazziotin ao ex-senador Arthur Virgílio (PSDB), um dos principais desafetos de Lula durante seu período na Presidência. Vanessa foi, inclusive, a única não petista a receber Lula em seu palanque na atual campanha.

Grazziotin ficou 21 pontos percentuais atrás de Virgílio (40% contra 19%) e quase foi alcançada por Henrique Oliveira (PR), que teve 16%. A presidente Dilma Rousseff analisa se vai a Manaus na campanha.Na coligação de Grazziotin, petistas e comunistas reclamam de uma espécie de "abandono" de Aziz na reta final da campanha. Dizem que aliados do governador estariam apoiando o tucano.A campanha do PSDB chegou a distribuir panfletos em que Virgílio diz ser "amigo pessoal" de Aziz, que não comentou a propaganda.

Nas duas últimas semanas de campanha, dizem petistas, o governador também evitou atividades com Grazziotin. Segundo João Pedro, presidente do PT do Amazonas, Lula ligou anteontem para Aziz, o que foi confirmado pela assessoria do ex-presidente. O objetivo era tentar evitar um racha entre os partidos da coligação, inclusive com o PMDB de Eduardo Braga, ex-governador e líder do governo no Senado.

"Nós só venceremos se houver união e empenho dentro da coligação. A participação deles [Aziz e Braga] foi boa, mas para virar tem que ser melhor", afirmou.

Governo

Aziz também está em rota de colisão com Braga. O governador ainda não digeriu o episódio da desistência da deputada federal Rebecca Garcia (PP), que era indicada por ele para a disputa e desistiu por pressão do PMDB.

Grazziotin acabou assumindo a candidatura, indicada por Braga com apoio do PT.Nas eleições no interior do Amazonas, Aziz saiu vitorioso. Das 62 prefeituras, o PSD ganhou 24, incluindo Parintins e Itacoatiara, segundo e terceiro colégios eleitorais. O PMDB ficou com 18.

Braga minimizou as críticas do PT. "Todo mundo sabe que tenho me empenhado ao máximo na candidatura da Vanessa, fiz comício até sem a presença dela", afirmou. Procurado, o governador Omar Aziz não respondeu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]