• Carregando...
 |
| Foto:

Gazeta tira dúvidas sobre a eleição

A Gazeta do Povo preparou um pequeno guia de perguntas e respostas que pode ajudar a sanar dúvidas dos eleitores às vésperas da eleição.

Leia o guia.

Aplicativo para celular mostra apuração de votos em tempo real

A Gazeta do Povo lançou um aplicativo gratuito, para celulares e tablets que operam com sistemas Android e iOS, que permite ver a apuração de votos em tempo real.

Conheça o aplicativo

O eleitor que estará fora do seu domicílio eleitoral no próximo domingo (5) e não se cadastrou para o voto em trânsito deverá justificar a ausência. Para realizar a justificativa, o eleitor precisará entregar, em qualquer seção, o Requerimento de Justificativa Eleitoral, junto de um documento com foto e do número do título do eleitor. Você pode imprimir o Requerimento de Justificativa Eleitoral aqui.

O requerimento pode ser preenchido antecipadamente ou na hora, mas deve ser assinado somente no ato de entrega, na presença de um mesário. O mesmo documento deve ser apresentado no segundo turno, em caso de nova ausência.O eleitor que não vota e não justifica ausência fica impedido de tirar passaporte, inscrever-se em concursos públicos, tomar posse de cargo público, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficiais ou fiscalizados pelo governo e obter uma certidão de quitação eleitoral.

Depois das eleições

Quem não realizar a justificativa eleitoral durante o horário destinado à votação tem até 60 dias após as eleições para entregar o requerimento, em qualquer posto de atendimento eleitoral. Outra opção é encaminhar o documento por correio ao cartório da zona eleitoral de origem. Nesse caso, os documentos a serem entregues são outros, e estão disponíveis no site do TSE.

No caso do eleitor estar no exterior, o prazo máximo para justificar o voto é de 20 dias, contados da data do retorno ao Brasil. Caso o eleitor não justifique o voto dentro do prazo, terá de pagar uma multa de R$ 3,51 por turno para regularizar a situação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]