• Carregando...
 |
| Foto:

A eleição de hoje deve confirmar o PSC, de Ratinho Jr., como principal força da Assembleia Legislativa do Paraná para o período 2015-2018. Dono de 358 mil votos para deputado federal em 2010, ele tende a ser o principal puxador de votos do partido, que calcula conquistar até 10 cadeiras na Casa. Por outro lado, o PMDB, que hoje é a maior bancada, deve ver o seu número de vagas minguar. No melhor dos cenários, o total de peemedebistas deve cair de 13 para 8.

INFOGRÁFICO: Confira o número de deputados estaduais que cada partido espera eleger

Atualmente, o PSC – que traz na coligação PR e PTdoB – conta com apenas dois representantes na Assembleia. Para a próxima legislatura, porém, a legenda pode até quintuplicar suas cadeiras graças ao fator Ratinho Jr. e, também, por contar com 98 candidatos, o maior número entre todas as coligações. "Qualquer partido que eleja esse número de deputados passa a ter protagonismo nas decisões internas e de plenário", afirma Ratinho.

Já o PMDB, que não costurou acordos para as proporcionais devido à indefinição em torno da candidatura ao governo, entrou na eleição para a Assembleia com chapa pura e apenas 40 candidatos. Com isso, deve perder o posto de principal bancada da Casa.

Quem comemora esse cenário é o PSDB, do governador Beto Richa. O secretário-geral do partido no estado, Ademar Traiano, estima que a coligação – com DEM, PSB, Pros e PHS – fará de 13 a 15 cadeiras. Segundo ele, os 17 partidos da aliança de Richa na disputa majoritária elegerão de 35 a 37 dos 54 deputados (em torno de 65% da Casa).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]