Campanha eleitoral durante concentração da marcha dos professores, em Curitiba| Foto: Jonathan Campos/ Agência de Notícias Gazeta do Povo
Em ato tradicional no PR, professores pedem melhorias na educação
Professores reivindicam melhorias em ato nesta sexta-feira (29)
Da Praça Santos Andrade, categoria segue ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico
Professores se reúnem para iniciar caminhada em Curitiba

Centenas de professores participam de uma marcha da categoria na manhã desta sexta-feira (29) em Curitiba. A concentração começou na Praça Santos Andrade, no Centro, e, por volta das 11h20, seguia em direção Palácio Iguaçu. Diferentemente de anos anteriores, a caminhada deste ano tem a presença de políticos e materiais relacionados a campanhas eleitorais.

CARREGANDO :)

Veja fotos do ato

O ato faz parte do "Dia de luto e de luta da educação pública" do estado, celebrado em diversas cidades paranaenses para relembrar o dia em que educadores foram violentamente reprimidos durante uma manifestação na capital, em 1988.

Publicidade

Por volta das 10h10, chegaram à concentração a candidata ao governo do Paraná Glesi Hoffmann (PT) e o candidato ao Senado pela mesma coligação, Ricardo Gomyde (PCdoB). Eles devem acompanhar os professores até o Centro Cívico. Também uma grande circulação de panfletos com propostas de candidatos, além do uso de bandeiras de partidos.

Fora a tradicional marcha em Curitiba, os 27 núcleos sindicais da APP espalhados pelo estado também devem promover atividades locais. Até a manhã desta sexta-feira, havia mobilizações confirmadas em Apucarana, Assis Chateaubriand, Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Foz do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Maringá, Pato Branco, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

Governo recebe professores

No final da manhã, após a passeata, representantes da APP Sindicato foram recebidos pelo governador Beto Richa. Foram encaminhadas medidas referentes às pautas negociadas na greve de abril deste ano.

O reconhecimento de cursos de aperfeiçoamento e tempo de serviço na carreira dos professores temporários (PSS) foi a principal conquista da reunião, na avaliação do diretor do sindicato Luiz Paixão. O governo se comprometeu a enviar dois projetos para a Assembleia Legislativa do Paraná, que representam custos de R$ 228 milhões no Orçamento de 2015, segundo informações da APP.

Publicidade

O encontro também debateu ações para a implantação de um modelo de atendimento à saúde dos servidores, a criação de concurso público para professores e funcionários e o pagamento de auxílio-transporte para trabalhadores em licença. Ainda entraram na pauta o enquadramento de aposentados e reposições de aula do 30 de agosto e nas regiões afetadas por enchentes.

Veja fotos do ato