• Carregando...

Mesários de Curitiba são treinados contra imprevistos na votação

Os cerca de 12 mil mesários que participarão das eleições em Curitiba estão sendo treinados, desde a última semana, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR)

Leia matéria a matéria

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) começou nesta terça-feira (16) a cerimônia de lacração e geração de mídias das urnas eletrônicas que serão usadas no dia da votação, em 5 de outubro.

Ao longo da manhã, foram inseridos nas urnas os dados de todos candidatos que disputam o pleito. Depois, os programas serão apresentados em suas versões finais aos representantes das coligações e partidos políticos, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público e representantes da Justiça Eleitoral. Os programas são testados e assinados digitalmente pelas entidades, fazendo uma espécie de "blindagem", garantindo a autoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e que o sistema está integro.

De acordo com o secretário de tecnologia da informação do TSE, Giuseppe Janino, a assinatura digital é essencial para garantir a segurança do processo eleitoral. "Se qualquer vírgula ou ponto for modificado nos códigos do programa, as assinaturas não valem mais e a urna eletrônica não funciona", explica.

Em Curitiba, a lacração das urnas é realizada de acordo com as sessões eleitorais, sempre das 9h às 19h, de hoje até o dia 28 de setembro, data em que todas as máquinas deverão estar prontas para as eleições. Nas outras cidades do Paraná, o cronograma é definido por cada Cartório Eleitoral. O evento é aberto ao público.

Veja as datas das lacrações das urnas conforme as zonas eleitorais:

Dias 16 a 18/09 - 1ª e 174ª Zonas Eleitorais Dias 19 e 20/09 - 2ª e 4ª Zonas Eleitorais Dias 21 e 22/09 - 3ª Zona Eleitoral Dias 23 e 24/09 - 175ª e 176ª Zonas Eleitorais Dias 25 e 26/09 - 177ª e 178ª Zonas Eleitorais Dias 27/09 e 28/09 - 145ª Zona Eleitoral

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]