• Carregando...
 | Divulgação/ PSTU
| Foto: Divulgação/ PSTU

Natural de Santa Albertina, no interior de São Paulo, José Maria de Almeida, 56, é técnico em mecânica e fundador do PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado).

Começou na política como dirigente sindical do ABC no final da década de 70, ao lado de Lula. Participou da fundação do PT (Partido dos Trabalhadores) e da CUT (Central Única dos Trabalhadores).Em abril de 1980, já na posição de um dos principais dirigentes em Santo André, foi preso com Lula por causa da onda de greves que atingiu o ABC. Ficou detido por mais de um mês.

Em 1992, foi expulso da sigla por apoiar, à revelia da direção da legenda, a campanha "Fora, Collor", que pedia a saída do poder do então presidente da República, Fernando Affonso Collor de Mello, hoje senador por Alagoas e candidato à reeleição.

Dois anos depois do revés, funda o PSTU, pelo qual foi candidato a presidente em 1998, em 2002 e em 2010. Nas eleições presidenciais de 2006, tentou ser candidato a vice-presidente na chapa de Heloísa Helena (PSOL). Quando um nome do próprio PSOL foi indicado, Zé Maria retirou o apoio de seu partido.

Número 16Partido PSTUVice CLAUDIA DURANSPartido PSTUColigação PARTIDO ISOLADOPartidos PSTU

Nome completo JOSÉ MARIA DE ALMEIDANascimento 02/10/1957Município de nascimento SANTA ALBERTINA (SP)Estado civil SOLTEIROGrau de instrução ENSINO MÉDIO COMPLETOOcupação TRABALHADOR METALÚRGICO E SIDERÚRGICO

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]