| Foto: Hugo Harada e Henry Milléo/Gazeta do Povo/

A última pesquisa Ibope* antes do primeiro turno aponta que os eleitores de Curitiba terão de voltar às urnas em 30 de outubro para decidir o prefeito da cidade para o período 2017-2020. De acordo com o levantamento, o candidato Rafael Greca (PMN) caiu 15 pontos porcentuais e não tem mais chances de vencer a disputa já neste domingo (2). Logo atrás, aparece Gustavo Fruet (PDT) em situação de empate técnico com Ney Leprevost (PSD), que teve um crescimento substancial.

CARREGANDO :)

Veja o desempenho dos candidatos nas três pesquisas Ibope do 1º turno

Sem simulações de segundo turno

Por decisão da Justiça Eleitoral, o Ibope foi proibido de divulgar as simulações de segundo turno contidas na pesquisa.

A liminar foi dada acatando a um pedido da campanha do candidato Ney Leprevost (PSD).

Publicidade
Veja também
  • Tudo o que você precisa saber sobre as eleições 2016 (e não sabia onde encontrar)
  • Confira ferramentas para escolher de forma consciente o seu candidato a vereador em Curitiba
  • Saiba tudo sobre os candidatos à prefeitura de Curitiba e escolha o seu

Encomendada pela RPC, a pesquisa indica que Greca despencou de 45% para 30% em relação ao levantamento anterior**, feito há menos de duas semanas. Fruet foi de 16% para 19%, dentro da margem de erro de 3 pontos porcentuais. Já Leprevost saltou de 6% para 15%, colocando-se na disputa para ir ao segundo turno.

Caixa Zero: Ibope mostra 150 mil desistindo de Greca e mais da metade migrando para Ney

O quarto lugar ficou com Requião Filho (PMDB), que manteve os 8% da pesquisa anterior. Maria Victoria (PP) e Tadeu Veneri (PT) subiram um ponto porcentual cada: de 6% para 7% e de 4% para 5%, respectivamente. Xênia Mello (PSol) e Ademar Pereira (Pros) mantiveram 1% cada um.

Publicidade

Brancos e nulos permaneceram em 9%, e os eleitores que não sabem ou não responderam saltaram de 4% para 5%. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Com os novos números, o total de votos válidos (que excluem os brancos, nulos e indecisos) de Greca, antes em 52%, caiu para 35%. Como são necessários 50% mais um voto para vencer já no primeiro turno, a tendência é que Curitiba tenha segundo turno daqui a quatro semanas.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Em termos de rejeição, Greca disparou no quesito e agora é o mais rejeitado dentre os três que, segundo o Ibope, mantêm chances reais de ir ao segundo turno.

A opinião dos candidatos

Procurados, Greca, Fruet e Leprevost afirmaram que não vão comentar a pesquisa do Ibope.

Publicidade

Já Requião Filho disparou contra o governo estadual. “Não dá para levar o Ibope a sério depois que eles recebem do Greca e mais de R$ 4 milhões do Palácio Iguaçu. O Ibope busca criar tendências para agradar aos seus patrões. E aqui no Paraná, o patrão é o Beto Richa”, afirmou.

A reportagem está tentando contato com os demais candidatos na disputa.

Ficha técnica

* A pesquisa foi contratada pela Sociedade Rádio Emissora Paranaense S.A e foi realizada entre os dias 28 de setembro e 1.º de outubro com 1.001 eleitores. A margem de erro da pesquisa estimulada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o protocolo Nº PR-05284/2016.

**A pesquisa foi contratada pela Sociedade Rádio Emissora Paranaense S.A e foi realizada entre os dias 15 e 18 de setembro com 805 eleitores. A margem de erro da pesquisa estimulada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o protocolo Nº PR-01610/2016.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]