Ney Leprevost abocanhou 23,66% dos votos válidos em Curitiba para ir ao segundo turno com Rafael Greca.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

O azarão do primeiro turno em Curitiba, Ney Leprevost (PSD), teve seu melhor desempenho na 177.ª zona eleitoral de Curitiba, principal reduto da classe alta da capital.

CARREGANDO :)

Segundo os números do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), 29,36% dos eleitores desta região – que compreende água Verde, Batel, Bigorrilho, Campina do Siqueira, Mossunguê, Orleans, Rebouças, Santo Inácio, São Braz, Seminário – votaram em Leprevost.

Veja os resultados em Curitiba por zonas eleitorais

Publicidade

Leia mais notícias sobre as eleições de 2016

Foi nesta zona eleitoral que a diferença entre ele e Greca foi menor em toda cidade (5,77%). Nela também o prefeito Gustavo Fruet (PDT) teve o melhor desempenho com 23,58% dos eleitores. Já Greca teve seu pior desempenho nesta região, 35,13%. Coincidentemente, é a região onde o ex-prefeito reside.

Para o professor de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná, Bruno Bolognesi, o desempenho de Leprevost nesta região corresponde exatamente com a faixa do eleitorado que se identifica com ele.

“É o público do Ney. São os ricos da cidade, que tem base social com as ideias dele, são defensores da Operação Lava Jato. Ali há uma identificação programática de renda e voto”, explicou.

Publicidade
Veja também
  • Greca vence em todas as zonas eleitorais de Curitiba; veja como foi em cada uma
  • Richa cresce para 2018; Ratinho Jr. e Barros se dividem nas maiores cidades o Paraná

Na avaliação dele, a chegada de Greca e Leprevost ao segundo turno da capital demonstra um retorno histórico da posição centro-direita do eleitor de Curitiba.

Na análise de Bruno, apesar de Fruet não estar longe deste perfil, o eleitor o elegeu em 2012, em uma tentativa de mudar a administração histórica, aquela acompanhada pela sombra do ex-prefeito Jaime Lerner.

“Era uma espécie de ponto fora da curva, principalmente, pelo apoio do PT na época, mas não pela ideologia”, comentou Bolognesi.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade