• Carregando...
Fruet no lançamento da Copa Curitiba de Xadrez: na entrevista à imprensa, alfinetadas em Richa. | Antônio More/Gazeta do Povo
Fruet no lançamento da Copa Curitiba de Xadrez: na entrevista à imprensa, alfinetadas em Richa.| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

São seis finais de semana até o dia da votação. Candidato à reeleição, o prefeito Gustavo Fruet (PDT) decidiu que esses serão os momentos mais preciosos para fazer campanha. Além de sábados e domingos, ele pretende concentrar as atividades à noite nos dias úteis. No restante do tempo, afirma que vai dar expediente normalmente. “Ser prefeito é minha prioridade”, disse.

Na manhã chuvosa deste sábado (20), em que nem os habituais frequentadores do Parque Barigui se arriscaram a dar às caras, Fruet participou da abertura da Copa Curitiba de Xadrez, no pavilhão de exposições ExpoRenault, repleta de estudantes da rede municipal de ensino. Tirou fotos com a criançada e fez a contagem regressiva para o início da primeira rodada de competição. Nada de santinhos, adesivos ou discurso. É que, pelas novas regras eleitorais, esse tipo de evento é o que a legislação chama de “bem público”, em que a busca ostensiva por votos é proibida. Também não é possível fazer campanha em igrejas, escolas ou outros espaços que não tenham, na origem, o propósito eleitoral.

Só em setembro

Fruet acredita que o clima da campanha só começará verdadeiramente a ser sentido em setembro. Neste momento, Olimpíada e a votação do impeachment de Dilma Rousseff ainda tiram o foco da disputa eleitoral na cidade. O pedetista questionou o pouco tempo de campanha, que estaria resumida, na prática a 30 dias, e comparou com as eleições norte-americanas, que duram muitos meses e, assim, conseguem aprofundar o debate das propostas. Para ele, a nova legislação eleitoral tem muitos pontos positivos, mas também ficou excessivamente restritiva em algumas áreas, criando receio do que pode ou não ser feito e até autocensura. “Isso gerou uma assepsia na campanha”, comenta. “Não podemos criminalizar o debate”, complementa.

Em conversa com a Gazeta do Povo, não perdeu a chance de alfinetar o governador Beto Richa. Fruet disse que – mesmo com todos os entraves econômicos, que tiveram impacto na administração estadual e fizeram minguar o repasse de recursos para a prefeitura –, a cidade avançou. O candidato destacou que vai ter oportunidade de mostrar o que fez e estabelecer comparações.

Na agenda do candidato neste sábado está a participação em dois eventos maçônicos – uma na hora do almoço no Pequeno Cotolengo e, à noite, no restaurante Madalosso. Alguns compromissos, principalmente com vereadores e em locais abertos, foram cancelados por causa da chuva. No domingo, deve comparecer na festa de São Bartolomeu, em Santa Felicidade. Além disso, Fruet pretende aproveitar o final de semana para gravar programas eleitorais. Sobre o debate na segunda-feira (22) à noite, na Band, disse que a preparação será “descansar”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]