• Carregando...

O PSD, partido controlado pelo ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (SP), arrecadou, no ano passado, R$ 5,4 milhões em doações de empresas feitas ao diretório nacional da sigla.

Desse montante, 96% foi repassado por empresas construtoras. A taxa de participação do setor nas arrecadações é a mais alta entre os principais partidos políticos brasileiros.

De acordo com levantamento feito em reportagens da Folha ao longo do mês, PSDB e PT receberam, respectivamente, 86% e 65% de suas doações de construtoras.

No PSB, a participação das empreiteiras foi de 88% e, no PMDB, de 71%.

A maior doadora ao PSD foi a Queiroz Galvão, que repassou R$ 2,1 milhões à sigla no ano passado. Em seguida, vem a GPO, também da área de engenharia e construção.

Assim como ocorreu com outros partidos no ano passado, algumas construtoras dividiram suas contribuições em pagamentos mensais.

As construtoras Odebrecht e GPO fizeram seus pagamentos ao partido em oito parcelas ao longo do ano, por exemplo.

O PSD, que participou de apenas uma eleição até o momento ""o partido foi fundado em 2011 e tem bancada de 47 deputados e um senador no Congresso"", já figura como um dos maiores arrecadadores de doações de empresas.

Em 2013, foi o quinto partido político que mais recebeu dinheiro de pessoas jurídicas, atrás apenas de PT, PSDB, PMDB e PSB.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]