A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou nesta quarta-feira (25) que o país está preparado para transferir mais soberania para instituições europeias, mas ainda não está preparado para assinar cheques em branco para ajudar seus parceiros.

CARREGANDO :)

Em um discurso na abertura oficial do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, Merkel disse para a plateia que seu país está comprometido com uma maior integração e ajuda mútua na Europa, mas reiterou que os problemas da região não podem ser resolvidos apenas com dinheiro. "O que nós não queremos é prometer algo que não possamos cumprir. Nessa caso, a Europa teria um flanco realmente vulnerável".

Merkel disse que a atual crise da dívida na zona do euro não pode ser resolvida da noite para o dia, já que é resultado de anos de diferenças na competitividade entre os países do bloco, e que combater os déficits orçamentários na UE vai levar tempo. Entretanto, ela insistiu que o problema do desemprego no continente é "solúvel", e disse que está "profundamente convencida" que outros países europeus podem repetir o sucesso da Alemanha no combate ao desemprego por meio de reformas no mercado de trabalho. As informações são da Dow Jones.

Publicidade
Veja também
  • Merkel defende UE com mais competências
  • Davos debate criação de empregos como desafio
  • Brasil tem "bônus" para se proteger de crise, diz Trabuco