• Carregando...
Mercadante (à esq.) e Gleisi se cumprimentam durante o ato de transferência de cargo | Agência Brasil/Wilson Dias
Mercadante (à esq.) e Gleisi se cumprimentam durante o ato de transferência de cargo| Foto: Agência Brasil/Wilson Dias

Casa Civil lida com "espinhosas missões", diz Mercadante

Em seu primeiro pronunciamento à frente da Casa Civil, o ministro Aloizio Mercadante agradeceu a presidente Dilma Rousseff pela confiança na "complexa e honrosa" tarefa de chefiar a pasta, que lida com "espinhosas missões".

Mercadante disse ainda que sua gestão vai combinar "discrição e muito trabalho". "Portanto, a imprensa que se prepare", afirmou o ministro eu seu discurso.

Ele também desejou "êxito" a Gleisi em sua nova empreitada no Paraná - a ex-ministra deverá ser a candidata do PT ao governo do Estado e retoma agora sua vaga no Senado.

Em seu discurso de despedida da Casa Civil, a ex-ministra Gleisi Hoffmann agradeceu a presidente Dilma Rousseff pelos mais de dois anos que esteve à frente da pasta. "Muito obrigado por tudo o que pude aprender sobre gestão pública e pela oportunidade de trabalhar em projetos que mudaram a vida das pessoas", disse Gleisi nesta terça-feira (4), que foi substituída na chefia da Casa Civil por Aloizio Mercadante, até então ministro da Educação. Ocorre nesta manhã cerimônia de transmissão de cargo na pasta.

Gleisi destacou que, à frente da Casa Civil, buscou um diálogo com os demais ministros, empresários, sindicatos e com os líderes políticos do Congresso. Disse também que o foco da Casa Civil foi a gestão de programas de governo, "com prioridade para a inclusão dos mais pobres".

Infraestrutura

Gleisi disse que a Casa Civil realizou "a condução de um grande plano de investimento" em logística, nas rodovias, ferrovias, portos e aeroportos. "Não deixei de tomar partido assumindo com responsabilidade a condição de agente do poder público disposta a levar adiante um futuro compatível com a grandeza do Brasil."

A ministra ressaltou que o governo inaugurou um novo modelo de investimento com as concessões e defendeu que "é possível equilibrar retorno de investimento com obras em prazos mais curtos". "Não é fácil fazer mudanças, os interesses contrários se manifestam com estridência. Nem todos os interesses são conciliáveis".

Sobre as ações em ferrovias, ela disse que o novo modelo não permitirá mais a existência de monopólios no setor. "Teremos um sistema ferroviário aberto", disse.

Ela também pontuou que "é preciso apostar nas mudanças" e defendeu as medidas do governo Dilma, dizendo que a presidente tem atuado em favor do interesse coletivo.

Gleisi também disse acreditar em sucesso da Copa do Mundo e da Olimpíada. Ao final do pronunciamento, Gleisi desejou "êxito e sucesso" a seu sucessor, Aloizio Mercadante.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]