• Carregando...
Gaguim: da  presidência da Assembleia para o governo do Tocantins | Frederick Borges/Secom
Gaguim: da presidência da Assembleia para o governo do Tocantins| Foto: Frederick Borges/Secom

São Paulo - Em eleição indireta, a As­­­sem­­­bleia Legislativa do Tocantins elegeu ontem o deputado estadual Carlos Henrique Gaguim (PMDB) como governador do estado. O peemedebista foi eleito com os votos de 22 deputados estaduais. Dos 23 parlamentares que votaram, apenas um se absteve: Toinho Andrade (DEM).

Presidente licenciado da Assembleia, Gaguim já havia assumido interinamente o comando do estado depois que o governador Mar­­­­­­celo Miranda (PMDB), e o seu vice, Paulo Sidnei Antunes (PPS), foram cassados por abuso de poder político nas eleições de 2006. Eles foram acusados de prometer vantagens a eleitores, distribuir bens e serviços custeados pelo poder público, utilizar indevidamente de meios de comunicação e distribuir gratuitamente casas, óculos e cestas básicas, além de realizar consultas médicas.

Candidatos sem voto

Outros dois candidatos também disputaram a eleição indireta de ontem: Joaquim Rocha (PHS) e Adail Pereira Carvalho (PSDC), mas não receberam nenhum voto. O quarto candidato, o ex-prefeito de Palmas Derval de Paiva (PMDB), desistiu da disputa. Ele seria o candidato avulso do PMDB.

Ontem à tarde, o DEM tentou impugnar a candidatura de Carlos Henrique Gaguim (PMDB). A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa considerou o pedido improcedente. Para justificar a impugnação, o DEM alegou a suposta inconstitucionalidade da legislação da eleição indireta e a ausência de desincompatibilização de Gaguim.

Anteontem, o Supremo Tri­­­bunal Federal (STF) havia decidido manter a eleição indireta para o governo do Tocantins. Os ministros rejeitaram a ação do PSDB contra a eleição. No mérito, o PSDB pedia que a lei que regulamentou as eleições indiretas fosse declarada inconstitucional e o processo de escolha, anulado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]