• Carregando...

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), divulgou nota nesta segunda-feira (8) para negar que tenha articulado um esquema de espionagem contra senadores da oposição que defendem seu afastamento.

"Repudio, mais uma vez – com a veemência e indignação que a situação exige – as falsas acusações de que estaria usando servidores do Senado Federal para práticas inescrupulosas, imorais e ilegais. Isso não faz parte do meu caráter", disse, em nota de três parágrafos, Renan Calheiros.

Reportagem publicada pela revista "Veja" acusa o assessor especial de Renan, Francisco Escórcio, de articular um esquema para espionar os senadores Demóstenes Torres (DEM-GO) e Marcone Perillo (PSDB-GO). A oposição ainda é cautelosa sobre a possibilidade de entrar com nova representação contra Renan no Conselho de Ética, por conta da última denúncia.

"A palavra está com o Renan. Ele sempre se justificou. Se os argumentos não forem convincentes, haverá representação", anunciou o líder do Democratas, José Agripino (RN).

Segundo a reportagem, o senador Demóstenes Torres teria sido avisado da "trama" pelo empresário Pedro Abrão. Ex-deputado, Abrão teria recebido Escórcio em Goiânia. No encontro, o assessor de Renan teria pedido para instalar câmeras de vídeo em um hangar de aviação comercial, comandado pelo empresário, para gravar a movimentação dos senadores de oposição.

Ainda de acordo com a reportagem, o objetivo do assessor de Renan seria montar um dossiê para pressionar os parlamentares, que repetidamente defendem o afastamento do peemedebista da presidência do Senado.

Explicações

Renan ainda defende a apuração da denúncia e a cobrança de satisfações das "fontes" da acusação. "Eu sim tive a vida devassada. E não recorreria a indignidades como as que me foram falsamente atribuídas. É preciso ter responsabilidade e cobrar das fontes das maledicências as provas das acusações", afirmou.

Renan ainda disse que tem "respeito" por todos senadores, sem exceção. "Manifesto, mais uma vez, o meu sincero respeito por todos senhores senadores e senhoras senadoras, sem exceção, ilustres pares que, como eu, foram eleitos pelo voto popular e desempenham nesta Casa papel fundamental para o aperfeiçoamento da democracia e do Estado de Direito", concluiu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]