Manifestantes se vestiram de preto e pintaram um bigode de Hitler na imagem de Beto Richa.| Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo

O governador Beto Richa (PSDB) sancionou a polêmica lei da reforma da previdência do funcionalismo estadual no mesmo dia em que enfrentou novos protestos. Isso menos de 24 horas depois do violento confronto entre policiais militares e manifestantes que tentavam evitar a aprovação do projeto na Assembleia Legislativa. O embate da quarta-feira (29), no Centro Cívico, em Curitiba, deixou 213 manifestantes e 20 policiais feridos.

CARREGANDO :)

manifestação em londrina

Milhares de pessoas se reuniram, na manhã desta quinta-feira (30), para protestar contra a violência registrado na tarde de quarta-feira (29) no Centro Cívico, em Curitiba. Professores, servidores e cidadãos solidários aos funcionários estaduais vestiram preto e seguraram faixas com críticas diretas ao governador Beto Richa (PSDB)
e aos deputados estaduais que votaram a favor do projeto de mudanças na Paranaprevidência. Os manifestantes hostilizaram parlamentares que votaram a favor da proposta.

Pela nova lei, 33 mil funcionários inativos do estado vão passar a receber suas aposentadorias por meio do Fundo Previdenciário da Paranaprevidência. A mudança causará uma economia de R$ 125 milhões por mês para o governo, já que esses servidores serão pagos com recursos poupados ao longo dos anos pelos servidores, desonerando o Tesouro Estadual. Na prática, o governo terá mais dinheiro para gastar. Juntamente com o projeto de lei da Paranaprevidência, Richa sancionou a lei do ajuste fiscal do estado.

Publicidade

Estudantes

Após tumulto, Richa desiste de festa de 1º de Maio

Tradicionalmente divulgado na comemoração, o reajuste do piso regional, de 8,8%, foi sancionado sem alarde pelo governador

Leia a matéria completa

Após a repressão aos manifestantes e professores na quarta-feira, cerca de 200 pessoas – a maioria estudantes universitários – protestaram nesta quinta-feira (30) em frente ao Palácio Iguaçu em apoio aos professores estaduais.

Com gritos como “Professor é meu amigo, mexeu com ele, mexeu comigo”, os jovens saíram por volta das 12h da Praça 19 de Dezembro (a Praça do Homem Nu) e seguiram à sede do governo do Paraná. Grande parte deles usava preto em sinal de luto pelos incidentes da quarta-feira. Durante o trajeto, os participantes do protesto foram aplaudidos por pessoas que estavam na rua.

Uma confusão começou quando os manifestantes chegaram à Assembleia Legislativa do Paraná. Alguns tentaram invadir o prédio, forçando a abertura do portão. Seguranças e policiais militares que estavam no local foram chamados para conter os manifestantes. A situação só se acalmou com a intervenção de outros participantes do protesto que eram contra a invasão. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp-PR), três pessoas foram presas. Todas já liberadas.

Publicidade
Veja também
  • Para tucanos, faltou ‘habilidade política’ a Richa em protesto
  • Personalidades curitibanas comentam a batalha do Centro Cívico
  • Humberto Costa e Aloysio Nunes travam discussão áspera no Senado sobre confronto no Paraná

Depois, os manifestantes se reuniram em frente do Palácio Iguaçu, sede do governo estadual. Um princípio de confusão começou quando os manifestantes furaram o bloqueio de seguranças e tentaram chegar ao portão do prédio. A tropa de choque saiu de dentro da sede do governo e os manifestantes se afastaram. O clima voltou a ficar tenso quando os manifestantes souberam das prisões de integrantes dos movimentos, mas logo os ânimos se acalmaram e o protesto continuou sem qualquer intervenção policial.

Com cartazes em apoio aos professores e críticas ao governador, os estudantes fizeram encenações artísticas simbolizando o luto da educação, penduraram uma bandeira preta embaixo da bandeira do Paraná hasteada em frente do Palácio Iguaçu. Eles pintaram o mastro com marcas de mãos vermelhas.

A manifestação foi encerrada por volta das 17h. Um novo protesto deve ocorrer na manhã desta sexta-feira (1.º de maio). Os manifestantes vão sair às 9h da Praça 19 de Dezembro e novamente vão seguir em direção ao Palácio Iguaçu. A expectativa dos líderes dos movimentos estudantis é que mais pessoas participem desse ato de repúdio.