Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições

Encontro do PT aprova neste sábado textos sobre conjuntura

Os 1.200 petistas reunidos no 13º Encontro Nacional do PT, que está sendo realizado na Quadra dos Bancários, centro de São Paulo, deverão aprovar os textos sobre a conjuntura brasileira e o programa de governo para o segundo mandato de Lula. O texto preliminar apresentado na plenária sofrerá emendas e será votado no final do dia.

O texto faz ressalvas à política econômica e critíca a alta taxa de juros. Além dos textos políticos, o encontro do PT discutirá a política de alianças que o PT deve adotar nestas eleições.

O texto preliminar diz que o PT poderá fazer alianças com os partidos da base aliada do governo no Congresso (PSB, PV, PL, PC do B, PTB, PP, entre outros). O partido só não poderá fazer alianças com o PFL e PSDB, que estão na oposição a Lula.

A esquerda petista, no entanto, quer que as alianças se resumam à esquerda, com o PSB e PC do B, mas isso não deverá passar.

Na sexta-feira, na abertura do encontro, Lula disse que quer as alinças mais amplas possíveis, inclusive com a participação do PMDB. Essa discussão deve ser polêmica no encontro, assim como as críticas à política econômica, pois os governistas ligados a Lula tentarão evitar ataques do PT à política do "companheiro" Guido Mantega, atual ministro da Fazenda, que sempre foi um dos economistas ligados à direção do PT.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.