• Carregando...

Quais suas bandeiras políticas?

A principal bandeira nossa é a questão da juventude, do primeiro emprego, e da segurança. Uma tem a ver com a outra. O tráfico de drogas diretamente proporcional à juventude, à ociosidade, que reflete diretamente na segurança. Então é uma coisa que temos que trabalhar muito.

Na área de segurança, o senhor pretende transformar a Guarda Municipal com poder de polícia. Como será feito?

Existe entendimento de alguns juízes de que a Guarda Municipal pode ter poder de polícia. Segurança é dever do Estado, não fala se é municipal, estadual ou federal. No que interpretei, Estado é todo conjunto, de todas as instituições. Por isso há brecha que pode ser usada para que a Guarda Municipal de Curitiba, que é uma das mais bem preparadas do Brasil.

Como funcionaria a integração com a Polícia Militar e a Civil?

Mais ou menos como funciona a operação ônibus seguro. Hoje é integração muito legal. Tínhamos 8 mil e poucos assaltos por mês há dez anos, com quatro mortes no transporte coletivo. Fizemos um trabalho de unificação entre a Guarda Municipal e a Polícia Civil e Militar e esse número reduziu para menos de 1,5 mil por mês, com nenhuma morte há quase dois anos. É um serviço de inteligência.

Com o treinamento que os guardas municipais recebem, eles estão preparados?

Acho que já estão, mas ainda faltam alguns detalhes. Falta para a Guarda Municipal uma academia própria para que possa atuar nesse papel de ajudar o estado, em conjunto com a Polícia Militar e a Polícia Civil. Em uma cidade grande é impossível colocar um policial dentro de cada ônibus, em cada quadra. Mas com a união das três forças, e dando poder para a Guarda Municipal de Curitiba atuar como polícia, vamos ter melhora sensível na parte de segurança.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]