Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Supremo

Eros Grau renuncia ao cargo de ministro do TSE

Pedido de renúncia foi enviado ao presidente do TSE, Ayres Britto. Gabinete de Eros diz que ele quer se dedicar mais aos processos do STF

O ministro Eros Grau renunciou nesta terça-feira (5) ao cargo de ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em carta de apenas duas linhas enviada ao presidente do TSE, Carlos Ayres Britto, ele comunicou que deixa a função, sem especificar o motivo de seu afastamento.

O ministro Ayres Britto confirmou o pedido de renúncia de Eros Grau no começo desta noite. Eros, no entanto, continua na função de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Britto disse que conversou por telefone com o colega, que reiterou o desejo de deixar o TSE, sem dar mais explicações.

Procurado pelo G1, o gabinete de Eros Grau informou que o único motivo da renúncia é para que ele se dedique "mais aos processos do Supremo." Eros é o próximo ministro do STF a se aposentar. Ele fica no cargo até agosto de 2010, quando completa 70 anos.

No lugar de Eros Grau, assumirá a vaga de ministro do TSE Ricardo Lewandowski, também do STF, que atualmente já ocupa uma cadeira da Corte eleitoral, em substituição a Joaquim Barbosa, que está de licença médica.

A assessoria do TSE informa que, como Barbosa retorna as atividades no dia 18 deste mês, Lewandowski será efetivado. Sua substituta, Cármen Lúcia, será convocada para participar das sessões somente até o dia 18.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.