• Carregando...

40% dos pedidos dos curitibanos nas audiências anteriores eram por mais investimento em mobilidade. Em seguida vieram segurança (16,5%) e saúde (8,6%).

A prefeitura de Curitiba promove na próxima quarta-feira, a partir das 10 horas, no Salão de Atos do Parque Barigui, audiência pública de apresentação do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2014 e do Plano Plurianual (PPA), que estabelece diretrizes para a gestão municipal no período de 2014 a 2017. Tanto a LOA quanto o PPA têm de ser aprovados até o fim do ano pela Câmara de Curitiba – que poderá modificá-los, incluindo sugestões da população.

A audiência, portanto, é a oportunidade para que os cidadãos curitibanos conheçam os dois projetos para poder propor alterações no plano de investimentos da prefeitura. Na reunião, estarão presentes o prefeito Gustavo Fruet (PDT) e todos os secretários municipais.

O projeto orçamentário do ano que vem – que estabelece as obras e programas que serão tocados pela prefeitura – já foi elaborado a partir de solicitações da população em audiências públicas realizadas em abril para a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), e em julho, para a LOA. Diferentemente da LDO, que apenas estipula regras gerais de investimentos, a LOA traz o detalhamento específico dos programas e linhas de atuação da prefeitura. Já o PPA estabelece metas anuais e para os quatro anos seguintes.

Prioridades

"Ficaram muito claras algumas prioridades apontadas pela população, e a gente agora procura dar uma resposta a essas prioridades", diz a superintendente da Secretaria Municipal de Planejamento, Ana Jaime. Segundo ela, cerca de 15 mil solicitações foram feitas pelos curitibanos que compareceram às audiências nas regionais ou que participaram enviando sugestões por meio da internet.

Entre os principais pedidos estão questões relacionadas à mobilidade urbana (40%), segurança (16,5%) e saúde (8,6%). "A mobilidade urbana, tanto a motorizada quanto a não motorizada, é um dos pontos mais carregados com investimentos. Já na questão da segurança, focamos mais em questões preventivas, pois a atuação do município nesse quesito, com a guarda municipal, é limitada", explica Ana.

Ela acrescenta também que nem todos os pedidos podem ser atendidos. "Algumas ideias precisam de um planejamento maior; outras são ideias antigas que vinham amadurecendo e agora serão colocadas em prática."

Serviço

Audiência pública de apresentação do projeto da Lei Orçamentária Anual de 2014 e do Plano Plurianual 2014-2017 de Curitiba. Endereço: Salão de Atos do Parque Barigui. Dia 25 (quarta-feira), às 10h. Entrada franca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]