Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
O ex-deputado Paes de Andrade faleceu nesta quarta-feira (17). | Ichiro Guerra/Folhapress
O ex-deputado Paes de Andrade faleceu nesta quarta-feira (17).| Foto: Ichiro Guerra/Folhapress

Morreu na quarta-feira (17), aos 88 anos, o político cearense Paes de Andrade, que ocupou a Presidência da República quando era presidente da Câmara dos Deputados, de 1989 a 1991. O ex-deputado estava internado havia um mês no Hospital Santa Lúcia, em Brasília, e teve falência múltipla dos órgãos. O velório ocorre nesta quinta-feira (18) no Salão Negro do Senado. O corpo será sepultado em Brasília.

Paes de Andrade foi embaixador do Brasil em Portugal e ocupou a Presidência 11 vezes na gestão José Sarney. Sempre filiado ao PMDB, na Presidência, sancionou o projeto de construção do açude Castanhão, no Ceará. Notabilizou-se, em uma das vezes em que assumiu o Planalto, ao viajar de avião presidencial para inaugurar a pista de pouso do aeroporto de Mombaça, sua terra natal, no interior cearense.

A presidente Dilma Rousseff lamentou a morte do ex-deputado, “importante liderança no PMDB”. Paes de Andrade era sogro do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), que também divulgou nota de pesar. O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), decretou luto oficial de três dias no estado.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]