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A falta do chamado grooving no Aeroporto de Congonhas, ranhuras transversais na pista que aumentam o atrito, pode ter contribuído para o acidente do vôo JJ 3054 da TAM, segundo avaliação do engenheiro aeronáutico Jorge Eduardo Leal Medeiros, professor doutor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. "O grooving é essencial. A falta disso teve um peso grande (para o acidente)", disse ele.

Para o especialista, a ausência das ranhuras em razão da chuva torna a pista menos segura. O grooving é importante porque a água penetra nessas ranhuras, evitam derrapagens e ajudam na drenagem de água, explica ele. "A Infraero poderia ter dado segurança a mais com o grooving na pista", ressaltou ele.

O especialista em aeroportos e transporte aéreo pondera que o acidente que ocorreu nesta terça-feira (17) é resultado de uma "somatória" de fatores. "O piloto também pode ter entrado veloz demais", exemplificou.

Ao analisar as imagens do acidente, Medeiros acredita que o piloto perdeu o controle do avião porque o terminal de cargas da TAM fica à esquerda da pista.

O especialista criticou a prioridade dada pela Infraero nas reformas de Congonhas. "Por que houve prioridade nas obras do terminal (de passageiros) em detrimento das obras de segurança? Essa inversão de prioridade é gritante", questionou.

A pista principal de Congonhas, que passou por reformas a partir de maio, foi liberada sem a conclusão do grooving. À época do início das obras, a Infraero afirmou que elas começariam a ser feitas no dia 29 de julho, após a cura, ou assentamento, do pavimento. Na pista auxiliar, o grooving está em fase de conclusão.

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