• Carregando...

O governador Roberto Requião afirmou desconhecer o candidato a vice de seu adversário Rubens Bueno (PPS). Ao ser informado que Marcelo Puppi (PFL) é presidente da Câmara de Vereadores de Campo Largo (região metropolitana de Curitiba) e filho de Newton Puppi, prefeito daquele município por três vezes, o governador não perdeu a deixa: "É um bom sujeito, mas está mal acompanhado."

Esse eu conheço – Já o candidato ao Senado pela coligação PPS-PFL, Requião deve conhecer muito bem. Luiz Felipe Haj Mussi, que foi secretário de Segurança Pública durante o governo de José Richa, é irmão de Vera Mussi, atual secretária estadual de Cultura. Haj Mussi é juiz aposentado do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e professor de Direito da Pontifícia Universidade Católica (PUC), em Curitiba.

Sem Requião – Após a homologação, na sexta-feira, da coligação entre PPS e PFL, o pefelista Abelardo Lupion assumiu uma postura ambiciosa. Presidente estadual do partido, ele garantiu que a meta da chapa Voto Limpo é tirar o governador Roberto Requião do segundo turno. Primeiro, é preciso engordar os números de seu candidato, Rubens Bueno, nas pesquisas, não?

Dezembro chegou – Os 2 mil funcionários da Prefeitura de Umuarama (Noroeste do estado) já estão gastando o 13.º salário de 2006. O prefeito Luiz Renato Ribeiro de Azevedo (PPS) autorizou o pagamento de 50% do benefício, o que totaliza uma despesa de R$ 1 milhão. A Associação Comercial e Industrial informou que o dinheiro fora de hora já está ajudando a melhorar as vendas no comércio.

Salto-alto – O deputado André Vargas, presidente do PT no Paraná, não deixou escapar a chance de criticar Requião. Anteontem, o governador anunciou que, com ou sem o PSDB, será reeleito, "com facilidade", no primeiro turno. "É muito difícil ele levar no primeiro e quase impossível no segundo", opinou Vargas.

Salto-alto 2 – O deputado lembra que, com oito candidatos, haverá pulverização de votos. "Dois senadores [Osmar Dias, do PDT, e Flávio Arns, do PT], que somaram 5 milhões de votos, estão na disputa". Outro dado apresentado por André Vargas: caso a aliança com o PSDB não vingue, Requião terá menos tempo de TV que Rubens Bueno.

Guerra das farinhas – O presidente da Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Paraná, Joaquim Cancela Gonçalves, engrossa o lobby do setor de trigo, contra a aprovação de projeto de lei que quer obrigar a mistura de 10% de amido de mandioca em metade da farinha de trigo consumida no país. Ele esteve em Brasília na semana passada, acompanhando a tramitação do projeto, em comissão especial da Câmara.

Não à mandioca – O confronto entre mandioqueiros e representantes do trigo está instalado. As padarias garantem que, além de inconstitucional, o projeto comprometerá a qualidade do pão. Mas os defensores da raiz mais tradicional da culinária brasileira, utilizada antes mesmo do Descobrimento, têm a seu lado um nome de peso: o do presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), autor do projeto.

Mais um – Além dos tucanos Valdir Rossoni e Luiz Carlos Hauly, o sindicalista Paulo Rossi também participou da articulação que anulou a aliança do PSDB com o PMDB no Paraná. Presidente licenciado da Social Democracia Sindical (SDS) e candidato a deputado estadual, Rossi foi o autor da ação que cancelou a dobradinha Requião/Hermas Brandão. De acordo com ele, Requião não cumpriria o acordo de apoiar o candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin. "Quem já traiu José Richa, Álvaro Dias, José Serra e outros não cumpre acordo com ninguém", disse o sindicalista-candidato.

Brizola forever – O vereador Jorge Bernardi, presidente do PDT de Curitiba, reúne hoje seus correligionários no Sindicato dos Comerciários. O objetivo do encontro é estruturar a ala local do partido depois da convenção que definiu o senador Osmar Dias como candidato da sigla ao governo do estado. Para Bernardi, Dias representa "a grande esperança" de implementar no Paraná os ideais de Leonel Brizola (1922 – 2004), fundador e eterno muso do PDT.

***

Pinga-fogo

* A coligação PT-PL-PC do B e PRB, que tem como candidato ao governo o senador Flávio Arns, promoveu ontem sua primeira reunião para o pleito de outubro.

* O objetivo foi organizar a agenda da campanha.

* O candidato a vice, Vitor Hugo Burko (PL), participou do encontro, realizado no Centro Europeu, em Curitiba.

* Uma boa notícia vem do campo: o Paraná é líder nacional no recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos, com 96% do total.

* Apesar das restrições impostas pela legislação eleitoral, o site de notícias do governo paranaense continua recheado de reportagens favoráveis ao governador Roberto Requião.

* Os destaques são investimentos no interior e entrega de veículos à Polícia Militar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]