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Uma gravação revela que um incidente grave ocorreu esta quarta-feira na área do aeroporto Santos Dumont, no Rio. Envolveu um Boeing 737 da Varig que vinha de São Paulo e um Bandeirante da Força Aérea Brasileira.

A semana foi muita tensa para passageiros, pilotos e controladores. Uma gravação obtida pelos repórteres do "Fantástico" revela que um incidente grave ocorreu esta quarta-feira na área do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Envolveu um Boeing 737 da Varig que vinha de São Paulo e um Bandeirante da Força Aérea Brasileira.

O piloto do Boeing, vôo 2435, informa aos controladores pelo rádio uma quase-colisão com o Bandeirante.

PILOTO: Controle do Rio. Varig 2435. Aproximação para o Rio de Janeiro. Quase colisão com uma aeronave do GEIV.

GEIV é um grupo especial de inspeção em vôo, da FAB. Começa uma discussão, até que os pilotos acabam a conversa.

PILOTO 1: Senhor, a fonia não é lugar para discutirmos isso.

PILOTO 2: Amigo, um minuto que nós estamos arremetendo, depois a gente discute, tá?

Arremeter é a manobra brusca que os pilotos fazem para escapar de uma situação de perigo. O Boeing da Varig e o Bandeirante da FAB estavam pousando ao mesmo tempo e na mesma pista. A gravação deixa claro:

"Deixa perceber uma situação de conflito de tráfego aéreo, trazendo grande perigo de colisão entre duas aeronaves: uma da Varig e uma aeronave do grupo de eletrônica e inspeção ao vôo, uma atividade da Força Aérea ligada à proteção do vôo", declara Elnio Borges Malheiros, diretor do Sindicato dos Aeronautas – RJ.

Na gravação, controladores suspeitam que a quase-colisão ocorreu pela inexperiência de um colega.

CONTROLADOR 1: Vocês chegaram a entrar em contato com o controle?

CONTROLADOR 2: Não sei se o rapaz que está lá é novo. O que está acontecendo, essa turma nova que estão botando, o rapaz também está perdido, quem está lá não sabe o que fez. Não sabe o que fez, não.

CONTROLADOR 3: O que podia ser feito de extra-oficial foi feito, para que isso não aconteça de novo.

O Ministério da Aeronáutica informou neste domingo que está reunindo as informações sobre o incidente, e que ainda não há um prazo para concluir as investigações.

A Aeronáutica acrescentou que todos os relatos de incidentes aéreos são investigados para que depois sejam emitidas recomendações de segurança aos setores envolvidos.

Em nota enviada ao Fantástico, a Varig afirma que o procedimento adotado pelo comandante do avião estava "absolutamente dentro dos padrões aeronáuticos de segurança". Isso, segundo a Varig, "garantiu a eficiência da operação".

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