• Carregando...
Moreira divulgou quem o financia: na lista há diversos servidores estaduais | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Moreira divulgou quem o financia: na lista há diversos servidores estaduais| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Cerca da metade dos financiadores da campanha do candidato à prefeitura de Curitiba Carlos Moreira Júnior (PMDB) fez doações para o governador Roberto Requião (também do PMDB) na eleição de 2006. Na época, esses mesmos doadores garantiram cerca de R$ 1,6 milhão para a campanha do governador.

Moreira se comprometeu a divulgar os nomes dos doadores desta eleição e a relação deles está disponível no seu site de campanha. Na lista, estão secretários e funcionários do governo estadual, empresas que venceram licitações da administração Requião e diretores da Copel. Vinte e uma empresas doaram para Moreira, que não forneceu o valor que recebeu de cada uma.

Há casos de empresas doadoras que venceram licitações do governo do estado: Deck Construtora de Obras, Prodiet Farmacêutica, TV Técnica Viária Construções e Construtora Projeto Novo.

Uma das empresas doadoras esteve envolvida em denúncias, a Construtora Estrutural. Em 2005, segundo notícia publicada na Agência de Notícias do governo do estado, os proprietários da construtora, uma empresa de Quatro Barras, na região metropolitana de Curitiba, foram presos. A acusação foi de participação de fraude em uma licitação da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), órgão do governo estadual.

O ramo da construção civil, aliás, é um dos principais doadores de Moreira. Segundo Rasca Rodrigues, coordenador da campanha de Moreira, o financiamento de uma campanha é uma retribuição da oportunidade econômica que o próprio governo dá ao contratar empresas para serviços. "Ninguém que venda McDonald’s financia campanha eleitoral", compara ele.

Sobre o envolvimento de financiadores relacionados ao governo do estado na campanha de Moreira, Rasca explica que o peemedebista é candidato do partido que governa o estado: "É normal que peça ajuda financeira a empresas que têm relacionamento com o estado. A lei possibilita isso".

Mas, de acordo com o coordenador, Requião não interferiu nas doações a Moreira. "O Requião nem sabe quem são os doadores." Sobre as empresas envolvidas em escândalo, ele afirma que quando a empresa está no pleno exercício de suas atividades significa que está regular perante a lei.

Pessoas

A lista dos financiadores da campanha de Moreira inclui ainda 54 pessoas físicas. Na relação, constam diretores da Copel, como o presidente Rubens Ghilardi; o diretor de finanças Paulo Trompczynski; e o direito jurídico Zuudi Sakakihara. Também constam diretores da Sanepar: Hudson Calefe (Financeiro), Maria Arlete Rosa (Meio Ambiente e Ação Social) e Heitor Wallace Mello e Silva (Investimentos).

Entre as pessoas que trabalham no governo do estado e financiaram Moreira estão ainda o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e coordenador da campanha, Rasca Rodrigues, e o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Luiz Forte Netto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]