• Carregando...
Ato começou na Praça Tiradentes, em Curitiba | Movimento Acorda Cidadão
Ato começou na Praça Tiradentes, em Curitiba| Foto: Movimento Acorda Cidadão

Algumas dezenas de pessoas deixaram suas casas neste cinzento sábado (23), para sair em passeata pelas ruas do Centro de Curitiba, se manifestando pela cassação do mandato do senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Com faixas e cartazes clamando por ética na política e bradando contra a corrupção, a versão curitibana do "Fora Renan" começou na Praça Tiradentes e terminou na Boca Maldita.

"A eleição de Renan [à presidência do Senado] foi contra tudo o que a sociedade brasileira esperava. Foi uma afronta aos brasileiros e à Lei da Ficha Limpa", disse Marco Aurélio Sarporelli, um dos coordenadores do Movimento Acorda Cidadão. Uma nova edição do "Fora Renan" em Curitiba já está marcada para o dia 23 de março, também partindo da Praça Tiradentes.

Apesar da boa iniciativa, das mais de duas mil pessoas que haviam confirmado participação pelo Facebook, pouca gente foi às ruas. Segundo estimativa do movimento, a manifestação reuniu pelo menos 200 pessoas. Como a Polícia Militar (PM) e a Guarda Municipal não acompanharam a passeata, não há estimativas oficiais. Ainda assim, Sarporelli disse que a participação popular está aumentando. Na primeira edição do "Fora Renan" em Curitiba, não mais que 50 pessoas aderiam à mobilização. "O número crescente mostra que as pessoas estão se mexendo cada vez mais", avalia.

Na página do evento no Facebook, houve quem reclamasse da baixa adesão. O internauta Celso C. Souza reclamou do horário marcado para a passeata. "Pois é Renan, fica ai sossegado nesta cadeira de Presidente do Senado, por que você merece. Parabéns! Ninguém vai lhe incomodar. Não havia 100 pessoas na manifestação", postou.

Além de Curitiba, outras nove capitais brasileiras, além de outras cidades, também tiveram suas edições do "Fora Renan". Em São Paulo, 250 pessoas participaram do ato, segundo informações da FolhaPress. Os manifestantes chegaram a bloquear parte da Avenida Paulista. Em Brasília, o portal Terra informou que a manifestação não reuniu mais que 40 pessoas.

Movimento vai coletar assinaturas

Além das manifestações públicas, o Movimento Acorda Cidadão anunciou que vai começar, na próxima semana, a coletar para "engordar" a petição que pede a cassação de Renan Calheiros. Integrantes da entidade vão às ruas com prancheta em mãos, para coletar as assinaturas. "O objetivo é, civicamente, fazer uma pressão maior pela saída de Renan", explicou Sarporelli. Atualmente, em sua página nas mídias sociais, o movimento já disponibiliza links para um abaixo-assinado digital.

Eleito à presidência do Senado no começo de fevereiro, Renan é acusado pela Procuradoria-Geral da República de ter praticado os crimes de peculato, falsidade ideológica e utilização de documentos falsos.

A denúncia foi encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF), mas, para que Renan passe a responder a processo, o tribunal ainda terá que analisar o conteúdo da denúncia e entender que existem indícios suficientes para a abertura da ação penal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]