• Carregando...

Um forte vento, classificado preliminarmente como um tornado pela prefeitura de Muitos Capões, atingiu na noite desta segunda-feira o município, que fica no nordeste do Rio Grande do Sul, a 275 km de Porto Alegre. As rajadas, que teriam durado poucos minutos, destelharem casas, a prefeitura e outros prédios públicos, como uma garagem municipal e uma agência bancária.

O temporal deixou pelo menos seis pessoas feridas, todas encaminhadas ao hospital em Vacaria. Um casal, cujos nomes ainda não foram divulgados, inspirariam mais cuidados.

Bombeiros de Vacaria, distante 30 quilômetros de Muitos Capões, se deslocaram para o município. Agentes da Brigada Militar e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) também atuam no local. Por volta das 21h, toda a região ficou sem energia elétrica.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional alertou sobre a possível ocorrência, até quarta-feira, de chuvas fortes, raios e ventos com até 100 km/h e de mar agitado no litoral de toda a Região Sul.

A precipitação prevista para esta semana poderá superar a média para todo o mês de setembro, que varia entre 140 a 160mm. A previsão é de que nos próximos dias, o índice pluviométrico oscile entre 80 e 200mm no Rio Grande do Sul.

O mau tempo no Rio Grande do Sul também deixa municípios da serra gaúcha e da região de Passo Fundo com de luz em pontos isolados devido ao forte vento. Em Erechim, 10 mil residências estão sem energia elétrica. O forte temporal com granizo atingiu as regiões noroeste, serra e sudoeste do Estado no final da madrugada e início da manhã de hoje.

Bagé foi um dos municípios mais atingidos, onde mais de 200 casas foram destelhadas e seis famílias estão desabrigadas. A prefeitura e a Defesa Civil trabalham na reconstrução das casas

Segundo os meteorologistas, o mau tempo no Estado está sendo provocado pelo encontro de uma frente fria que vem do Sul com uma área de instabilidade vinda do Oeste (norte da Argentina e sul do Paraguai).

Devido aos estragos, no final da tarde, o prefeito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi (PT), decretou situação de emergência no município.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]