• Carregando...

Convidado a participar de inauguração de fábrica do grupo Petrópolis em Alagoinhas (BA), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez as vezes de garoto-propaganda e disse que a Itaipava, principal marca da cervejaria, é a "melhor do mundo". Em discurso de cerca de meia hora, anunciado como palestra pelos organizadores, Lula se dividiu entre exaltações à cerveja e às gestões dele e da presidente Dilma Rousseff.

Lula foi convidado pelo empresário Walter Faria, presidente do grupo Petrópolis. O grupo não confirmou se o ex-presidente foi remunerado pela presença. A um público estimado em 5.000 pessoas, entre funcionários da fábrica, familiares e moradores da região, que tiveram direito a cerveja, churrasco e acarajé, além de show da banda de axé Babado Novo, Lula elogiou Faria e a cerveja do empresário.

"Eu duvido que tenha no mundo uma cerveja melhor do que a Itaipava. Você vai ver, Walter, o sucesso que a sua cerveja vai fazer na Bahia. A começar com o governador [Jaques Wagner, PT-BA] que gosta de uma especial, uma tal cremosa que ainda não experimentei", disse Lula. A fábrica de Alagoinhas é a primeira do grupo Petrópolis no Nordeste.

O ex-presidente ainda brincou com ex-jogadora de basquete Hortência Marcari e com o lutador de MMA Júnior Cigano, que são patrocinados pela TNT, marca de energético do grupo. Citando o crescimento da indústria de cerveja no Brasil, disse: "É por isso que Hortência não ganhou uma medalha olímpica, porque ela se meteu a tomar cerveja Itaipava e o Cigano perdeu a última luta porque também não ingeriu um pouquinho de Itaipava 12 horas antes de fazer a sua luta".

Além de exaltar a marca, o ex-presidente, que se definiu como "bom bebedor de cerveja", aproveitou o discurso para defender a era do PT no governo federal. Citou o "carinho especial" dele e de Dilma pelo Nordeste. "Vocês são testemunhas do quanto o Brasil mudou e de quanto o Nordeste está mudando mais rápido que o Brasil. Quem conhece de verdade o povo do Nordeste sempre acreditou na competência e capacidade do trabalhador nordestino. O que faltou foi oportunidade e confiança do povo de Brasília para ajudar a desenvolver o povo do Nordeste."

Justificou sua presença no evento ao afirmar que, quando presidente, participava de inaugurações de empresas porque queria fazer parte de coisas positivas do Brasil. "Se tivesse a inauguração de uma fábrica que fazia operação plástica em rabo de calango, eu ia lá para prestigiar."

E alfinetou o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) ao dizer que foi alvo de crítica do tucano por participar, quando presidente, até de cerimônias de liberação de empréstimos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). "Serra falava: 'O Lula vem até em empréstimo do BNDES. Eu vou pagar [o empréstimo], por que ele tem que vir aqui?'. Eu ia porque o empréstimo tinha sido feito com autorização do governo federal. Se não fosse o BNDES, ele não teria dinheiro", afirmou o ex-presidente.

Lula também visitou a fábrica e provou da cerveja Itaipava, brindando com Wagner e Walter Faria.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]