• Carregando...

O governo Lula usou o investimento no programa Bolsa-Família para inflar artificialmente seus gastos com saúde em 2005. Essa é a principal conclusão do relatório de Valmir Campelo, do Tribunal de Contas da União, sobre as contas federais no ano passado. No parecer, o ministro diz que o piso constitucional de aplicação de 15% do Orçamento em saúde não teria sido atingido sem a inclusão dos gastos com o programa assistencial. A peça será votada amanhã pelo plenário do TCU Apesar da manobra, Campelo deve recomendar a aprovação das contas. Como sugestão, ressuscitará a idéia de criação de uma "Lei de Responsabilidade Social", complementar à de Responsabilidade Fiscal. De quebra, vai criticar os juros altos e a carga tributária.

Fiat lux – Sai em três semanas o modelo para terceirizar a iluminação pública na cidade de São Paulo. Ao lado do pedágio nas marginais, o projeto de passar à iniciativa privada a exploração dos postes de luz é um dos mais polêmicos herdados dos tucanos por Gilberto Kassab (PFL).

Tomou gosto – Quem conversa com Cláudio Lembo (PFL) sai com a impressão de que, ao menos uma vez por dia, passa pela cabeça do governador paulista a idéia de concorrer à reeleição. Não que vá levá-la adiante, mas...

Precificação 1 – Nome mais cotado caso José Serra escolha um vice do PFL na disputa ao governo paulista, Guilherme Afif Domingos tem dito na praça que seu partido agora comanda o estado, a Assembléia Legislativa e a prefeitura da capital, não tendo por que permanecer a reboque dos tucanos.

Precificação 2 – Com Lembo no Palácio dos Bandeirantes, a família Tuma, que já sonhou com a Secretaria de Segurança, pleiteia o comando do Detran paulista. As negociações começaram durante o processo de escolha do vice pefelista na chapa presidencial de Geraldo Alckmin.

Parcerias – PTB e PPS, partidos que integraram a base de sustentação do governo Alckmin na Assembléia, decidiram formar chapa coligada de candidatos a deputado estadual e federal. O PFL quer fazer o mesmo com o PSDB, mas os tucanos resistem.

Porta aberta – Ainda não há sinais de reparo nos 12 presídios paulistas mais danificados pelas rebeliões do PCC duas semanas atrás. Por enquanto, a situação vai sendo controlada na base da arma apontada para o pátio.

TIROTEIO

* Do deputado Antônio Carlos Pannunzio (PSDB-SP) sobre a Comissão de Ética Pública da Presidência, que pode ficar sem quatro de seus seis integrantes durante o período eleitoral:

– Os integrantes da comissão presidencial perceberam que, para um governo que não vê na ética uma conduta indispensável, o órgão perdeu completamente o seu sentido.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]