Uma das principais auxiliares da presidente Dilma Rousseff, a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) entra de férias a partir da próxima segunda-feira (13). O retorno está previsto para o dia 27, quando ela deve iniciar a transição do cargo e deixar o Planalto para se candidatar ao governo do Paraná.

CARREGANDO :)

O ministro Aloizio Mercadante (Educação) é o mais cotado para assumir o posto. Pelas legislação, ministros que vão disputar as eleições de outubro precisam deixar a Esplanada dos Ministérios até o início de abril.

A ministra deve reassumir sua vaga no Senado e dividir as atividades com a campanha. Em dezembro, Gleisi afirmou que pretendia deixar a Casa Civil em janeiro para se dedicar ao pleito, mas que a saída dependia da presidente.

Publicidade

A expectativa é de que Gleisi e Alexandre Padilha (Saúde), candidato do PT ao governo de São Paulo, iniciem a reforma ministerial até fevereiro. Nesta semana, a presidente começou as conversas com aliados sobre a mudança em seu primeiro escalão, recebendo o vice-presidente Michel Temer. As negociações devem ser intensificadas a partir da próxima semana.

Os ministros Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Gilberto Carvalho (Secretaria Geral), considerados da cozinha do Planalto, retornam das férias na próxima semana.

Veja também
  • PSB ameaça fazer oposição sistemática a Dilma
  • Dilma inicia reforma ministerial após viagens ao exterior
  • PT e PSB abrem guerra virtual na disputa pelo Planalto