A Embraer negou nesta sexta-feira, em nota, a informação de que o transponder a bordo do jatinho Legacy que colidiu com um Boeing da Gol em 29 de setembro do ano passado estivesse funcionando de forma intermitente na hora do acidente, em que morreram 154 pessoas. No documento, a empresa sugere que houve interpretação equivocada da informação contida no documento da Agência Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos (NTSB, na sigla em inglês), de que o sistema anticolisão do Legacy não estava em funcionamento no momento do acidente.
O choque entre o Boeing 737-800, da Gol, e o jatinho Legacy, da ExcelAire, fabricado pela Embraer, teria sido motivado por duas falhas - material e humana - segundo avaliação do NTSB.
"Em nenhum momento o documento emitido pelo NTSB conclui por falha do equipamento transponder. De fato, o referido relatório afirma textualmente: Conclusões preliminares das investigações em andamento indicam que, por razões ainda a serem determinadas, o sistema anticolisão da aeronave Legacy não estava em funcionamento no momento do acidente, desta forma inabilitando a capacidade do sistema de detectar e ser detectado por tráfego conflitante", diz documento da Embraer.
"Assim sendo, eventuais conclusões acerca do funcionamento intermitente do equipamento transponder não encontram respaldo no documento emitido pelo NTSB".
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