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A Embraer negou nesta sexta-feira, em nota, a informação de que o transponder a bordo do jatinho Legacy — que colidiu com um Boeing da Gol em 29 de setembro do ano passado — estivesse funcionando de forma intermitente na hora do acidente, em que morreram 154 pessoas. No documento, a empresa sugere que houve interpretação equivocada da informação contida no documento da Agência Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos (NTSB, na sigla em inglês), de que o sistema anticolisão do Legacy não estava em funcionamento no momento do acidente.

O choque entre o Boeing 737-800, da Gol, e o jatinho Legacy, da ExcelAire, fabricado pela Embraer, teria sido motivado por duas falhas - material e humana - segundo avaliação do NTSB.

"Em nenhum momento o documento emitido pelo NTSB conclui por falha do equipamento transponder. De fato, o referido relatório afirma textualmente: ‘Conclusões preliminares das investigações em andamento indicam que, por razões ainda a serem determinadas, o sistema anticolisão da aeronave Legacy não estava em funcionamento no momento do acidente, desta forma inabilitando a capacidade do sistema de detectar e ser detectado por tráfego conflitante’", diz documento da Embraer.

"Assim sendo, eventuais conclusões acerca do funcionamento intermitente do equipamento transponder não encontram respaldo no documento emitido pelo NTSB".

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