Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Recuo

Governo adia projeto de novo aeroporto em São Paulo

Prioridade do governo será terceira pista em Cumbica, além de novo terminal que receberia trem expresso com ligação do aeroporto ao Centro da cidade

Uma semana depois de ter anunciado a construção do terceiro aeroporto em São Paulo como uma das formas de desafogar Congonhas, o governo recuou. Em reunião de coordenação na manhã desta segunda-feira, o Palácio do Planalto decidiu adiar o projeto e acelerar outras duas medidas para reduzir o caos aéreo: a construção de um terceiro terminal e de uma terceira pista em Guarulhos e a implementação de um trem ligando o aeroporto de Cumbica ao centro de São Paulo. Outra medida importante, segundo avaliação do governo, é a ampliação do aeroporto de Viracopos, em Campinas, e a construção de um trem ligando-o a São Paulo.

O presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi, já havia dito que o novo aeroporto é obra "para 2050". O governo trabalha com um prazo menor que esse, mas não há uma data definida. Da reunião da coordenação de governo participou o ministro da Defesa, Nelson Jobim, embora, originalmente, ele não integre o grupo que se reúne às segundas-feiras com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Jobim fez um relato ao presidente das ações que protagonizou desde que assumiu a pasta, na semana passada.

Jobim disse que já conversou com o prefeito de Guarulhos, Elói Pietá, e que para a construção da terceira pista e do terceiro terminal em Cumbica, será necessária a remoção de cinco mil famílias, e não 30 mil, como havia sido divulgado anteriormente.

Especialistas já haviam alertado que a construção de um terceiro aeroporto na capital é uma obra demorada e não de curto prazo. Portanto, para desafogar Congonhas, outras medidas deveriam ser priorizadas por Brasília. Para o presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Transporte Aéreo, Anderson Ribeiro Correia, professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o projeto de um novo terminal levaria até uma década para ser concluído.

- Esta é uma proposta para médio prazo. É uma obra para ser concluída em 5 a 10 anos. Há necessidade de desapropriação, por exemplo - afirma.

Correia concorda que mais importante é discutir a construção de um terceiro terminal e uma nova pista no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. Além disso, a ampliação precisa vir acompanhada de investimento em transporte público que facilite o acesso. A urbanista Regina Monteiro afirma que um trem entre Cumbica e o centro de São Paulo é fundamental.

- Hoje em São Paulo para chegar a Cumbica no horário do vôo, mesmo saindo quatro horas antes, o passageiro precisa torcer para que um caminhão não quebre na marginal. Esse fator tem que ser levado em conta - diz a urbanista.

Os especialistas lembram também do potencial de Viracopos, que apesar de ser muito utilizado para o transporte de cargas, tem um baixo aproveitamento para o transporte de passageiros.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.