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A pista principal de Cumbica, em Guarulhos, que apresenta fissuras, receberá reparos emergenciais, mas a obra definitiva de troca do asfalto só será feita em 2008. O anúncio foi feito pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, na terça-feira (31), por meio de nota. De acordo com a nota, os trabalhos serão feitos de madrugada - entre 0h e 6h - quando o movimento aéreo é menor.

A nota não informa a data do início dos trabalhos. De acordo com o texto, só no final de fevereiro de 2008 serão realizadas "as obras definitivas que se fazem necessárias na pista do aeroporto". A Infraero e a Anac alertaram o ministro para o problemas das fissuras na pista principal.

O superintendente de empreendimentos de engenharia da Infraero, Armando Schneider Filho, disse na terça-feira em depoimento à CPI do Apagão Aéreo, que a reforma da pista principal de Cumbica precisa ser feita imediatamente. Ele disse que a pista está no limite.

A nota do ministério da Defesa explica que Guarulhos vai operar em 50 slots (autorizações para pousos e decolagens) por hora quando as duas pistas estiverem em operação, e cairá para 33 slots/hora quando apenas uma pista estiver funcionando. O ministrou informou também que a Infraero continuará executando as obras de instalação de ranhuras em Congonhas, com término para setembro desse ano.

Cronograma atrasado

A obra de reforma completa da pista de 3,7 km do Aeroporto Internacional de Guarulhos, que só será realizada em 2008, deveria ter começado no último dia 23, segundo o cronograma de reformas. Isso ocorreu por causa do fechamento da pista principal de Congonhas e da transferência de vôos ocorrida depois do acidente com o Airbus da TAM.

O pátio de Guarulhos está recebendo terraplanagem, ao lado da pista maior (a pista menor tem 3 mil metros) para receber máquinas e equipamentos que serão utilizados para fazer os reparos. Inicialmente, a Infraero estimava encerrar as obras em Guarulhos no primeiro semestre de 2008.

Além da reforma da pista, Guarulhos precisa ainda de obras na área de taxiamento de aviões, de recuperação de pavimento, e aperfeiçoar o sistema de circulação de veículos de serviço, como os que abastecem as aeronaves, fazem a limpeza e entregam a comida que será servida a bordo.

Novas pistas de acesso também terão de ser feitas com rapidez se for confirmado o investimento no terceiro terminal de embarque, que começaria a ser erguido ainda este ano. O governo chegou a aventar a hipótese de usar um terminal pré-fabricado para acolher os passageiros que irão para Guarulhos, já que o aeroporto receberá a maioria dos 151 vôos que serão retirados de Congonhas. A obra, orçada em R$ 270 milhões, tinha prazo previsto para terminar no primeiro semestre de 2008.

O pacote de revitalização do aeroporto de Guarulhos já era previsto e as obras começaram desde o início de 2005. Segundo a Infraero, a pista auxiliar, de 3 km, foi reformada. A construção do terceiro terminal de passageiros depende de licitação, cujo processo está em andamento. Este processo deveria durar cerca de quatro meses, mas foi modificado e atrasou.

Na tarde de terça-feira, o brigadeiro Jorge Kersul, do Cenipa, defendeu a utilização da pista de Cumbica e pediu confiança em órgões do setor aéreo. Ele afirmou não crer que haja exista risco. O engenheiro Osvaldo Sansone explica que com 20 anos de vida a pista está no limite de sua vida. "Por isso, ela deve ser acompanhada dia a dia. Se isso for feito, não há risco", disse.

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