• Carregando...

Aécio diz que Richa é fundamental para "reinventar o PSDB"

A homenagem recebida pelo senador mineiro Aécio Neves (PSDB) serviu também para mostrar a força da união com o governador Beto Richa (PSDB). Após receber a Ordem do Pinheiro, o senador e o governador marcaram território sobre questões internas do partido, mirando as eleições do ano que vem e também o pleito de 2014, presidencial.

Leia a matéria completa

O governador Beto Richa (PSDB) condecorou, nesta segunda-feira (19), 46 personalidades com a Ordem Estadual do Pinheiro. Foram homenageadas pessoas que "se destacaram em suas áreas de atuação, pela notoriedade do saber ou por serviços relevantes prestados ao Paraná", conforme a Agência Estadual de Notícias (AEN), órgão oficial de comunicação do governo do estado.

A condecoração foi criada em 1972 e é a mais alta comenda do Paraná. Ela é atribuída em cinco graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. As homenagens desta segunda-feira marcaram as comemorações de 158 anos da emancipação política do Paraná.

Os ex-governadores Emílio Hoffmann Gomes, Jayme Canet Júnior, Jaime Lerner e Paulo Cruz Pimental, os ministros da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, e das Comunicações, Paulo Bernardo, e o senador Aécio Neves estão entre as personalidades que receberam o grau mais elevado da Ordem Estadual do Pinheiro.

No evento, realizado no Palácio das Araucárias, o governador ressaltou a participação dos imigrantes na formação do Paraná e destacou a contribuição de ex-governadores no desenvolvimento político do Estado. Richa fez um resgate da história do Paraná e enumerou as contribuições dos homenageados para o Estado, cada um no seu ofício.

Entre os homenageados estão os atletas medalhistas olímpicos de ouro em Atenas(2004) Emanuel, do vôlei de praia, e Giba, do vôlei de quadra, além do lutador campeão do UFC Anderson Silva. Os músicos da dupla Chitãozinho e Xororó, além de João Lopes da Silva, o Bicho do Paraná, e Paulo Juk, também foram lembrados.

A lista também traz empresários como Jorge Gerdau Johannpeter e Jean-Michel Jalinier, o apresentador de TV, Ratinho, o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Miguel Kfouri Neto, o arcebispo Dom Pedro Fedalto e o Padre Reginal Manzotti.

Os ministros José Eduardo Martins Cardozo, Paulo Bernardo, o lutador Anderson Silva e os músicos Chitãozinho e Xororó não compareceram ao evento e vão receber a homenagem em um outro momento.

Confira os 46 homenageados:

Grã-Cruz:Aécio Neves (senador)Emílio Hoffmann Gomes (ex-governador do PR)José Eduardo Martins Cardozo (ministro da Justiça)Jayme Canet Júnior (ex-governador do PR)Jaime Lerner (ex-governador do PR)Paulo Bernardo (ministro das Comunicações)Paulo Cruz Pimentel (empresário e ex-governador do PR)

Grande Oficial:Jorge Gerdau Johannpeter (empresário)Dom Pedro Fedalto (arcebispo)Miguel Kfouri Neto (desembargador e presidente do TJ-PR)Reinhold Stephanes (deputado federal)

Comendador:Belmiro Valverde Jobim Castor (professor e ex-secretário estadual)Carlos Roberto Massa (Ratinho) (empresário e apresentador de TV)Félix Fischer (ministro e vice-presidente do STJ)Gerdt Guenther Hatschbach (botânico)Ibrahin Fayad (empresário)Jean-Michel Jalinier (empresário)Onésimo Mendonça de Anunciação (desembargador)Regina Helena Afonso de Oliveira Portes (desembargadora)Padre Reginaldo Manzotti (padre)René Ariel Dotti (professor e jurista)Ricardo Pasquini (médico)

Oficial:José Alencar Furtado (ex-deputado federal)José Lima Sobrinho (Chitãozinho) (músico)Durval de Lima (Xororó) (músico)Carlos Roberto Madalosso (empresário)Carlos Antonio Gusso (empresário)Jefferson Nogaroli (empresário e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-PR)João José Bigarella (geólogo e professor)Mussa José Assis (jornalista)Olympio de Sá Sotto Maior Neto (procurador geral de Justiça do Paraná)Rodrigo Costa da Rocha Loures (ex-presidente da Fiep)Duílio Genari (deputado estadual)João Lopes da Silva (Bicho do Paraná) (músico)Hugo Gonçalves (missionário)

Cavaleiro:Anderson Silva (lutador)Emanuel Fernando Scheffer Rego (jogador de vôlei de praia)Gilberto Amauri de Godoy Filho (Giba) (jogador de vôlei)Guntolf Van Kaick (ex-presidente da Ocepar)José Henrique Corbage Rabello (comandante da Capitania dos Portos do Paraná)Laurentino Gomes (escritor)Luiz Geraldo Mazza (jornalista)Nicolau Inthon Klüppel (engenheiro)Pedrinho Antonio Furlan (advogado)Tente Coronel Edemilson de Barros (comandante dos bombeiros)Paulo Roberto Juk (músico)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]