Rafael Greca: saindo do PMDB depois de 12 anos.| Foto: Marcelo Andrade/Marcelo Andrade / agencia de not

O ex-prefeito de Curitiba Rafael Greca anunciou nesta segunda-feira que mudou de partido. Depois de 12 anos no PMDB, Greca migrou para o PMN. No texto em que anunciou a mudança, no Facebook, o ex-prefeito dá a entender que pretende mais uma vez disputar as eleições municipais em 2016.

CARREGANDO :)

Segundo Greca, “o partido pequeno vai crescer com todos os que amam Curitiba junto comigo”. Além da possível disputa eleitoral, o ex-peemedebista deu três motivos para a troca de legenda. Um deles seria apara “não se constranger” com “os conflitos e percalços dos poderosos” com a operação Lava Jato. Vários peemedebistas são investigados pela operação.

Publicidade

Os outros dois motivos são locais. Greca diz não aceitar a divisão que marca o PMDB no estado. E, por outro lado, disse não querer “constranger meu amigo o senador Requião diante da divulgada aspiração do deputado estadual Requião Filho em concorrer à prefeitura de Curitiba”.

“Continuo respeitando a trajetória e a lisura do senador paranaense, 3 vezes governador.Se eu tiver que disputar a eleição 2016, será por amor a Curitiba, para restauração da qualidade dos serviços públicos municipais”, afirmou Greca.

Greca foi prefeito de Curitiba entre 1993 e 1996. Na época, estava no PDT e era ligado ao ex-prefeito Jaime Lerner. Os dois romperam em 2002, quando Greca esperava ser candidato ao governo do estado, mas Lerner preferiu apoiar o então vic-eprefeito de Curitiba, Beto Richa.

Desde então, Greca associou seu nome ao de Requião. Foi deputado estadual e presidente da Cohapar em seu período de PMDB. Em 2012, disputou a prefeitura e acabou em quarto lugar. Apesar de não ter ido ao segundo turno, chamou a atenção com sua verve nos debates e com episódios já folclóricos, como o filme em que aparecia quebrando com as mãos um pedaço do asfalto da Vicente Machado.

Antes de entrar para o PMDB, Greca foi filiado ao PDT e ao antigo PFL. Foi vereador, deputado estadual, prefeito, deputado federal e ministro do Turismo e do Esporte no governo de Fernando Henrique Cardoso.

Publicidade