• Carregando...
Confira os números da pesquisa Datafolha |
Confira os números da pesquisa Datafolha| Foto:

O início da propaganda política no rádio e na tevê, na terça-feira passada, pouco modificou as intenções de voto do eleitorado curitibano. De acordo com levantamento Datafolha/RPC/Gazeta do Povo realizado na quinta e sexta-feira e divulgado ontem, o prefeito Beto Richa (PSDB) continua liderando a disputa. Desta vez, aparece na pesquisa estimulada com 71% das citações, um ponto porcentual abaixo do conquistado no levantamento anterior, apurado entre 23 e 24 de julho. Caso as eleições fossem hoje, ele venceria no primeiro turno. A petista Gleisi Hoffmann aparece com 15% da preferência dos curitibanos, contra 12% do levantamento anterior. Mas essa variação está dentro da margem de erro de 3 pontos porcentuais para cima ou para baixo.

Fabio Camargo (PTB) continua com o terceiro lugar, mas caiu de 3% para 2%. Carlos Moreira Júnior (PMDB) permanece com 1%. O candidato do PSol, Bruno Meirinho, que aparecia empatado com o peemedebista, desta vez não pontuou. Os outros concorrentes à prefeitura – Ricardo Gomyde (PCdoB), Maurício Furtado (PV) e Lauro Rodrigues (PTdoB) – também não atingiram 1%.

A maioria dos candidatos apostava no início do horário eleitoral para deslanchar. Mas ocorreu exatamente o contrário: a rejeição a quase todos cresceu de forma acelerada. "É normal que isso ocorra logo no início a propaganda eleitoral, quando candidatos desconhecidos começam a aparecer. Há outros que são mais conhecidos, mas não para o cargo de prefeito", diz o cientista político Emerson Cervi, da UFPR.

A pesquisa mostra que Richa também lidera com folga na intenção de voto espontânea, quando o eleitor diz o nome de seu candidato de cabeça, sem ser estimulado a fazer isso. Na espontânea, ele é lembrado por 57% dos entrevistados, 12 pontos porcentuais a mais do que no levantamento anterior. Nesse quesito, Gleisi passou de 4% para 8%.

"Nesta primeira semana, os candidatos apenas se apresentaram. Se não mudarem o tom e passarem a fazer críticas à atual gestão, não haverá motivos para o eleitor trocar de voto. E, com isso, a candidatura de Richa ficará muito facilitada, já que ele tem um índice de aprovação bastante alto", afirma Cervi. Para 81% dos entrevistados, a gestão do prefeito é ótima ou boa. Na pesquisa anterior, essa era a avaliação de 79% dos entrevistados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]